sábado, 12 de setembro de 2015

LOGÍSTICA E A SEGURANÇA CORPORATIVA


 A Logística Empresarial engloba todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o momento da aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o objetivo de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo aceitável.

Na própria definição de Logística já podemos perceber que furto, roubo, dano, infiltração e sabotagem são ações criminosas que podem colocar em cheque a administração da logística. Esta constatação nos remete à importância da organização desenvolver uma análise de risco e de possuir um sistema de segurança e um plano de emergência para que possamos minimizar estes e outros riscos e, em não conseguindo evitá-los, possamos reagir da melhor forma possível.

Segundo Hamilton Pozzo a Logística é uma nova visão empresarial que direciona o desempenho das empresas, tendo como meta reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus produtos ou serviços no momento que desejar.

Para que esta meta seja alcançada é necessário que a empresa possua um sistema de informação e, para que este sistema atenda às necessidades, é evidente a importância do subsistema de segurança das informações, não apenas das informações informatizadas, mas de todas as informações e também do controle de acesso aos microcomputadores e aos diversos setores, tendo-se sempre como norte o princípio da prioridade de proteção.

A atividade de Logística pode ser dividida em dois blocos de atividades que são denominadas de primárias e de apoio. As atividades primárias são fundamentais para a obtenção dos objetivos Logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja, são elas: transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos. As atividades de apoio são aquelas que dão suporte ao desempenho das atividades primárias, sendo elas: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação.

 ATIVIDADES PRIMÁRIAS
Transporte
O transporte é considerado o elemento mais importante do custo Logístico das empresas e refere-se aos vários métodos para movimentar produtos. Os sistemas básicos são: rodovias, ferrovias, hidrovias, aerovias e dutos.

Os critérios a serem seguidos para a escolha do modal são: custo, tempo médio de entrega, tempo de trânsito e sua variação e a análise de risco.

É possível que a necessidade leve a empresa a utilizar mais de um modal. As metas principais para a utilização do sistema multimodal são: redução no custo total, redução do tempo de trânsito em longos percursos, redução do impacto ambiental, redução do congestionamento nas rodovias e melhora do nível de serviço.

O principal problema do transporte de carga no Brasil é a distorção da matriz de transporte. Um país com dimensões continentais que deveria ter os modais ferroviário e aquaviário como os principais meios de transporte, tem no modal rodoviário a sua maior alternativa de transporte com um percentual de 60% da carga transportada.

Embora os maiores prejuízos no transporte de cargas se devam ao crime de roubo, outros riscos ou ameaças têm se revelado importantes: apropriação indébita, acidentes (colisão, tombamento, adernamento e deslizamento de carga), avarias (estragos ou perecimento) e contaminação ambiental por produtos químicos.

Todos estes fatores são potencializados em virtude do péssimo estado de conservação da malha rodoviária do país.

Esta realidade demonstra a importância do subsistema de rastreamento de veículos e cargas através do Global Positioning System (GPS). Ao lado deste subsistema, podemos utilizar o subsistema de escolta armada, alternativa que deve ser precedida de uma avaliação criteriosa do trinômio custo X benefício X risco.

Manutenção de estoques
É a atividade para atingir-se um grau razoável de disponibilidade do produto em face de sua demanda. A grande preocupação da administração de estoques envolve manter seus níveis mais baixos possível, e ao mesmo tempo prover a disponibilidade desejada pelos clientes. Este objetivo para ser alcançado depende do sistema de segurança existente na organização, pois precisamos manter o furto minimizado.

Processamento de pedidos
É a atividade que dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos bem como a entrega desses serviços. A informação é fundamental nesta atividade e por consequência todas as vertentes do subsistema de segurança das informações devem ser utilizados.

ATIVIDADES DE APOIO
Armazenagem
É o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados. Os armazéns podem estar localizados dentro ou fora da empresa. Para que possamos manter os riscos minimizados precisamos de diversos subsistemas do sistema de segurança, tais como: barreira perimetral, iluminação, controle de acesso, alarme e ctfv.

Manuseio de materiais
Envolve a movimentação de materiais no local de estocagem. Esta movimentação ressalta a importância do treinamento dos operadores das máquinas bem como a preocupação com a segurança no momento do recrutamento, seleção, admissão e demissão dos colaboradores, pois eles estarão em contato direto com as matérias-primas e os produtos acabados.

Embalagem
Tem o objetivo de movimentar produtos com toda a proteção e sem danificá-los. O subsistema de cvft e de recursos humanos têm papel fundamental, pois no processo de embalagem o furto é potencializado.

Suprimentos
É o procedimento de avaliação e da seleção dos fornecedores, da definição das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado. Nesta atividade os subsistemas de segurança da informação e de investigação são fundamentais para que a empresa busque parceiros capazes de levá-la ao sucesso.

Planejamento
É a base que servirá de informação à programação detalhada da produção dentro da empresa. Qualquer planejamento necessita de informações e de um grupo de trabalho comprometido. Diversos subsistemas de segurança são importantes, tais como: informação, investigação e gestão de pessoas.

Sistema de informação
São as informações necessárias de custo, procedimentos e desempenho essenciais para o correto planejamento e controle Logístico. Tem como suporte o subsistema de segurança da informação.

Se a Logística é fundamental para o sucesso de uma empresa a segurança empresarial é fundamental para o sucesso da administração da Logística. As organizações não têm condições de chegar ao sucesso se não possuírem um sistema de segurança eficiente, eficaz e efetivo.

Prof. Ms. Delano Chaves
FONTE: http://www.prevenirperdas.com.br/

ÁREA DE LOGÍSTICA NÃO É O PROBLEMA É A SOLUÇÃO


Em 2012 foi realizada uma pesquisa pela ManpowerGroup, mostrou que entre os setores mais afetados pela escassez de talentos está o de Logística. O setor movimenta mais de US$ 180 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Logística (ABRALOG).

A ABRALOG é responsável pelo Planejamento, Organização, Transporte e Distribuição de bens e serviços, além de controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem.

O  segmento enfrenta o desafio de formar profissionais que atendam às necessidades das indústrias, empresas de transporte, operadoras Logísticas e de varejo. Afinal, a amplitude e complexidade inerente à área – o profissional deve estar conectado a diversos conhecimentos – reforçam, ainda mais, a escassez de mão de obra no setor.

Por outro lado, com o crescimento de até 5% do segmento de Logística do Brasil ao ano (dados da ABRALOG), surge uma oportunidade singular para instituições brasileiras de Ensino Superior: a de proporcionar o conhecimento multi setorial, que combina conceitos aprofundados de Administração, Economia, Transporte e Engenharia de Produção, entre outros, para suprir a demanda do mercado.

Enquanto isso, deixar cargos não preenchidos está fora de questão e as empresas não devem ficar alheias à qualificação profissional. Para superar a escassez de talentos, cabe à iniciativa privada encontrar soluções que minimizem os déficits e preencham as lacunas de habilidades específicas.

No entanto, é importante lembrar que a falta de competências técnicas e a falta de experiência são obstáculos a serem superados em todo o mundo.

Para reverter esse cenário, companhias globais estão investindo em Treinamentos e capacitação para os funcionários, fazendo pesquisas e escolhendo pessoas sem as habilidades necessárias, mas com potencial para aprender e crescer. Boa parte delas focam mais na retenção de talentos no caso de vagas cuja seleção é mais difícil, e outros oferecem salários e benefícios diferenciados.

O aumento dos Treinamentos proporcionados por empresas demonstra que atualmente os colaboradores têm mais oportunidades de assumir novos postos, o que demanda mais sofisticação, conhecimento e habilidades, exigindo que os profissionais adotem uma mentalidade de aprendizado contínuo para manter suas aptidões atualizadas.

Além de desobstruir os gargalos de mão de obra existentes no segmento, a capacitação profissional é fundamental para atender as demandas de Logística no Brasil, principalmente com os eventos de Negócios esportivos como – Copa do Mundo realizada e Olimpíadas que o País sediará.  

Para acompanhar o crescimento da economia, muito pautado atualmente na democratização da Internet e compras online, o que tem exigido dos profissionais são desenhos de Processos mais assertivos, flexíveis, modulares, baixo custos e eficientes.


A carência de talentos no setor Logístico estar relacionado com a miopia tanto dos empresários relativo aos incentivos à formação profissional como as Entidades de Ensino Superior em ofertar cursos multidisciplinares na área.

Prof. Ms. Delano Chaves

Fonte: Hamilton Picolotti é presidente da Confenar - Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ENGENHARIA DE PROCESSOS LOGÍSTICO


Nossa experiência em Consultoria na Gestão e Engenharia de Processos, seja na Logística, Compras, Estoque, Precificação, Produção, Vendas e outros; o que observamos ao longo desses anos são: - Alguns executivos, empresários e gerentes ficam bastante incomodados quando se deparam com situações que envolvem custos invisíveis, planejamento, inventário, auditoria, programação da produção, controle e alinhamento de processos, inovação, tecnologia e mudanças.

Vejamos o porque do desconforto dos executivos em cada uma das situações citadas.
a)  Custos Invisíveis - A grande maioria dos empresários não tem a menor noção do que seja e relutam investir em consultoria externa para saber o que significa.
Os custos invisíveis estão diretamente relacionados às pessoas (bens não tangíveis) no que diz respeito a: comunicação, criatividade, reuniões eficazes, harmonia entre os colaboradores, desperdícios, rotatividade de pessoal, comprometimento e responsabilidade e são, em sua maioria decorrente de trabalhos realizados de forma equivocada.
As empresas trabalham na busca por resultados, e muitas acreditam que, ter produtos de qualidade ou uma boa estratégia de marketing é o suficiente para o alcance desses resultados.
Na verdade essas empresas estão focadas somente no visível, ou seja, no que pode ser medido. Trabalham apenas com evidências e fatos, e não percebem que possuem uma outra dimensão que afeta consideravelmente seus resultados, a qual podemos chamar de Custos Invisíveis ou Bens Não Tangíveis, fundamentais para o sucesso das empresas.
Os Custos Invisíveis estão presentes nos diferentes setores da organização e, podem afetar consideravelmente o desempenho e o resultado organizacional da empresa (fluxo de caixa).
Pesquisas realizadas por Litwin e McClelland (2001) mostram como o clima organizacional afeta os resultados da empresa. Um terço dos resultados financeiros da empresa estão relacionados ao clima organizacional. Apesar disto, o foco da gestão parece estar fortemente vinculado ao visível, ao concreto e, é um desafio descobrir como atuar sobre o todo, ou seja, tanto sobre os custos visíveis como os invisíveis.
Os Custos Invisíveis não são contabilizados porque não existe uma conta específica para registrar o fato.
b)  Planejamento -  é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de analisar a situação atual de  mercado e tendências.
Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.
Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo bons X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente bons planos e viáveis ao invés de planos ótimos.
É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo para tomada de decisões.
c)  Inventário -  de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.
Inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.
No Inventário nos Negócios de cada  país  tem suas próprias regras sobre inventário na contabilidade; este artigo concentra-se na teoria econômica e nas regras financeiras e contábeis do Brasil.
A definição de inventário dentro das empresas, normalmente segue as definições do Conselho Federal de Contabilidade através das Normas Brasileiras de Contabilidade.
No Brasil, as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa.
No caso de utilização de balanço com vistas à suspensão ou redução do imposto devido mensalmente, com base em estimativa, a pessoa jurídica que possuir registro permanente de estoques integrado e coordenado com a contabilidade somente estará obrigada a ajustar os saldos contábeis, pelo confronto da contagem física, ao final do ano-calendário ou no encerramento do período de apuração, nos casos de incorporaçãofusãocisão ou extinção de atividade.
d)  Auditoria -  é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações. Exemplificamos alguns tipos de Auditoria:
§     Auditoria  de  Processos
§     Auditoria  Fiscal
§     Auditoria  Social
*Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.
E encerramos esse com um assunto, quer queiram ou não, reputo como um dos primordiais na Gestão de qualquer Negócio:
e)  Gestão  de  Mudanças -  é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas, pois, são dotadas de modelos que fazem parte de sua cultura organizacional.
Esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente.
A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra desses paradigmas.

Prof. Ms. Delano Chaves

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O DESAFIO DA CONTROLADORIA NOS PROCESSOS LOGÍSTICO


As empresas tem sua finalidade numa cultura social. O lucro como meio relevante para o alcance desta finalidade. Outros fatos que não somente aqueles que interferem no lucro, também serão foco de atenção dos Gestores.

Os vários fatos que interferem nas decisões das empresas estão aqueles ligados aos conceitos dos Processos Logístico, os quais deram um salto relevante logo após a Segunda Grande Guerra.

Um dos mais importante focos de atenção, naquele momento, foram queda nas margens de lucros de muitas empresas de manufatura, influenciando inclusive, na sua continuidade.
Esta diminuição dos lucros se deve, de forma relevante mas não única, no ambiente empresarial global atual, o qual apresenta-se como altamente competitivo, obrigando as empresas à busca constante da Vantagem Competitiva.

Outros fatores podem ser citados de grande influência para o crescimento e relevância da Logística, são: (1) o desenvolvimento das tecnologias, em seus vários procedimentos, finalidades e Processos; (2) a mudança do foco de Gestão, passando a considerar como mais importante o gerenciamento dos Processos e atendimento às necessidades do mercado em que atua, e não apenas dos produtos.

Estes fatores provocam mudanças, as quais parecem indicar que as alterações nos Processos Logístico de apoio, como:

§  Transporte;
§  Armazenamento;
§  Embalagem;
§  Movimentação de Materiais;
§  Processamentos de Pedidos;
§  Previsões;
§  Produção;
§  Compras;
§  Atendimento a Clientes;
§  Localização da empresa.

Todos esses Processos tem impacto de forma relevante nos resultados de desempenho e contribuem para o alcance da missão das empresas.

Este crescimento da Logística, como se apresenta, é um retorno ao questionamento dos Processos básicos de todo e qualquer Negócio se propõe; como atendimento aos cliente, receptividade da sociedade interna e externa e o gerenciamento dos custos.

O que se observa, no entanto, é que, para se obter bons resultados, aqueles Processos básicos são cruciais em qualquer situação e para qualquer objetivo que se deseje alcançar.
Então uma questão se apresenta: como a Função da Controladoria poderá contribuir para a boa utilização dos conceitos e técnicas dos Processos Logístico, para que a empresa alcance seus objetivos, tanto econômicos quanto sociais?

Procura-se entender esta questão, dos conceitos básicos dos Processos Logístico, em conjunto com os fatores que podem influenciar na sua eficiência, apresentar neste artigo, como a Função Controladoria poderá interagir com os aspectos inerentes à Função Logística.

A Função Logística, para que possa, ser desempenhada de forma eficiente, é importante a apresentação de seus conceitos básicos, que são os seguintes, conforme Ballou, 1993:

§  Distribuição Física;
§  Administração de Materiais;
§  Níveis de Serviços;
§  O Produto;
§  O Sistema de Transporte;
§  Administração de Tráfego;
§  Armazenagem de Produtos;
§  Manuseio e Acondicionamento do Produto;
§  Controle de Estoques;
§  Aquisição e Programação da Produção;
§  Entrada e Processamento de Pedidos;
§  Informações de Planejamento Logístico;
§  Planejamento da Movimentação de Mercadorias;
§  Operação do Sistema Logístico.

Vale salientar que, neste artigo, o objetivo é mostrar como noções básicas do Processo Logístico pode interagir com as Funções da Controladoria.

Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral


sábado, 22 de agosto de 2015

CONTROLADORIA NA LOGÍSTICA É UMA NECESSIDADE?


 A necessidade se faz imperativa. Pode parecer estranho e até o momento é um cargo incomum no meio Logístico, mas tenha certeza que a ideia se sustentará, principalmente nas empresas de médio e grande porte e naquelas onde o Custo Logístico representa uma parcela significativa dos custos da empresa.

Em seu papel tradicional, o Controller assume uma função de vital importância nas empresas, ao atuar como staff da alta direção, desenvolvendo atividades de Assessoria e Consultoria.

A partir do monitoramento e controle do desempenho de diversos setores e subsistemas de uma organização, a Controladoria deverá fornecer informações críveis que auxiliem os executivos na tomada de decisão Tática e Estratégica.

E na Logística, como isso seria determinante?

Uma das atividades a serem desenvolvidas pelo Controller da Logística é a definição dos indicadores de performance em custos, nível de serviço e produtividade, e dos parâmetros de desempenho da área de Logística.

Uma vez definidos, caberá ao Controller o monitoramento dos resultados obtidos e o desenvolvimento das ações para a correção e a prevenção dos desvios verificados em relação às metas previamente estabelecidas; o ideal seria contar com Engenheiros Logísticos no desenvolvimento dos planos contendo as ações chave para a melhoria contínua, dada a sua experiência em eventos similares e a sua formação técnica.

Também podemos atribuir ao Controller da Logística a responsabilidade sobre o orçamento da área de Logística, no que se refere à sua elaboração, análise, controle e atualização.

Cabe também ao Controller da Logística o papel de Consultor interno, atuando diretamente junto ao Diretor e / ou Gerente de Logística (ou Supply Chain) como apoio na tomada de decisão.

O Controller da Logística, mais uma vez em parceria com os Engenheiros Logísticos, poderá atuar na elaboração e acompanhamento do plano diretor da área de Logística, que compreenderá uma série de ações e investimentos no curto, médio e longo prazo.

Por fim, o Controller da Logística poderá atuar como um Auditor interno, checando a qualidade das informações geradas para o cálculo dos indicadores de desempenho, valores pagos a prestadores de serviços, contratos, etc.

Para atuar como Controller da área de Logística é imprescindível que o profissional conte com uma sólida formação acadêmica, além de experiência comprovada em empresas de renome.

No caso do Controller da Logística não é necessário a formação específica em Contabilidade, podendo o mesmo ser graduado em cursos de Administração de Empresas, Economia, Logística ou Engenharia.

Pós graduação na área financeira e em gestão de projetos podem ser vistos como importantes diferenciais. É também importante uma sólida visão de custos e profundos conhecimentos em Engenharia Econômica.

Estatística é uma matéria complementar, que assegurará ao Controller de Logística uma visão mais crítica dos indicadores de desempenho e das informações geradas no dia-a-dia da área.
O Controller de Logística por si só não realizará milagres, mas a sua parceria com os Engenheiros Logísticos, esta sim, produzirá resultados realmente excepcionais!

A Controladoria no Processo Logístico não é uma função assessória – ela é crucialmente importante para o Controle dos Custos Logístico da Empresa.