quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ENGENHARIA DE PROCESSOS LOGÍSTICO


Nossa experiência em Consultoria na Gestão e Engenharia de Processos, seja na Logística, Compras, Estoque, Precificação, Produção, Vendas e outros; o que observamos ao longo desses anos são: - Alguns executivos, empresários e gerentes ficam bastante incomodados quando se deparam com situações que envolvem custos invisíveis, planejamento, inventário, auditoria, programação da produção, controle e alinhamento de processos, inovação, tecnologia e mudanças.

Vejamos o porque do desconforto dos executivos em cada uma das situações citadas.
a)  Custos Invisíveis - A grande maioria dos empresários não tem a menor noção do que seja e relutam investir em consultoria externa para saber o que significa.
Os custos invisíveis estão diretamente relacionados às pessoas (bens não tangíveis) no que diz respeito a: comunicação, criatividade, reuniões eficazes, harmonia entre os colaboradores, desperdícios, rotatividade de pessoal, comprometimento e responsabilidade e são, em sua maioria decorrente de trabalhos realizados de forma equivocada.
As empresas trabalham na busca por resultados, e muitas acreditam que, ter produtos de qualidade ou uma boa estratégia de marketing é o suficiente para o alcance desses resultados.
Na verdade essas empresas estão focadas somente no visível, ou seja, no que pode ser medido. Trabalham apenas com evidências e fatos, e não percebem que possuem uma outra dimensão que afeta consideravelmente seus resultados, a qual podemos chamar de Custos Invisíveis ou Bens Não Tangíveis, fundamentais para o sucesso das empresas.
Os Custos Invisíveis estão presentes nos diferentes setores da organização e, podem afetar consideravelmente o desempenho e o resultado organizacional da empresa (fluxo de caixa).
Pesquisas realizadas por Litwin e McClelland (2001) mostram como o clima organizacional afeta os resultados da empresa. Um terço dos resultados financeiros da empresa estão relacionados ao clima organizacional. Apesar disto, o foco da gestão parece estar fortemente vinculado ao visível, ao concreto e, é um desafio descobrir como atuar sobre o todo, ou seja, tanto sobre os custos visíveis como os invisíveis.
Os Custos Invisíveis não são contabilizados porque não existe uma conta específica para registrar o fato.
b)  Planejamento -  é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de analisar a situação atual de  mercado e tendências.
Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.
Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo bons X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente bons planos e viáveis ao invés de planos ótimos.
É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo para tomada de decisões.
c)  Inventário -  de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.
Inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.
No Inventário nos Negócios de cada  país  tem suas próprias regras sobre inventário na contabilidade; este artigo concentra-se na teoria econômica e nas regras financeiras e contábeis do Brasil.
A definição de inventário dentro das empresas, normalmente segue as definições do Conselho Federal de Contabilidade através das Normas Brasileiras de Contabilidade.
No Brasil, as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa.
No caso de utilização de balanço com vistas à suspensão ou redução do imposto devido mensalmente, com base em estimativa, a pessoa jurídica que possuir registro permanente de estoques integrado e coordenado com a contabilidade somente estará obrigada a ajustar os saldos contábeis, pelo confronto da contagem física, ao final do ano-calendário ou no encerramento do período de apuração, nos casos de incorporaçãofusãocisão ou extinção de atividade.
d)  Auditoria -  é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações. Exemplificamos alguns tipos de Auditoria:
§     Auditoria  de  Processos
§     Auditoria  Fiscal
§     Auditoria  Social
*Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.
E encerramos esse com um assunto, quer queiram ou não, reputo como um dos primordiais na Gestão de qualquer Negócio:
e)  Gestão  de  Mudanças -  é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas, pois, são dotadas de modelos que fazem parte de sua cultura organizacional.
Esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente.
A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra desses paradigmas.

Prof. Ms. Delano Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário