sábado, 12 de setembro de 2015

ÁREA DE LOGÍSTICA NÃO É O PROBLEMA É A SOLUÇÃO


Em 2012 foi realizada uma pesquisa pela ManpowerGroup, mostrou que entre os setores mais afetados pela escassez de talentos está o de Logística. O setor movimenta mais de US$ 180 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Logística (ABRALOG).

A ABRALOG é responsável pelo Planejamento, Organização, Transporte e Distribuição de bens e serviços, além de controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem.

O  segmento enfrenta o desafio de formar profissionais que atendam às necessidades das indústrias, empresas de transporte, operadoras Logísticas e de varejo. Afinal, a amplitude e complexidade inerente à área – o profissional deve estar conectado a diversos conhecimentos – reforçam, ainda mais, a escassez de mão de obra no setor.

Por outro lado, com o crescimento de até 5% do segmento de Logística do Brasil ao ano (dados da ABRALOG), surge uma oportunidade singular para instituições brasileiras de Ensino Superior: a de proporcionar o conhecimento multi setorial, que combina conceitos aprofundados de Administração, Economia, Transporte e Engenharia de Produção, entre outros, para suprir a demanda do mercado.

Enquanto isso, deixar cargos não preenchidos está fora de questão e as empresas não devem ficar alheias à qualificação profissional. Para superar a escassez de talentos, cabe à iniciativa privada encontrar soluções que minimizem os déficits e preencham as lacunas de habilidades específicas.

No entanto, é importante lembrar que a falta de competências técnicas e a falta de experiência são obstáculos a serem superados em todo o mundo.

Para reverter esse cenário, companhias globais estão investindo em Treinamentos e capacitação para os funcionários, fazendo pesquisas e escolhendo pessoas sem as habilidades necessárias, mas com potencial para aprender e crescer. Boa parte delas focam mais na retenção de talentos no caso de vagas cuja seleção é mais difícil, e outros oferecem salários e benefícios diferenciados.

O aumento dos Treinamentos proporcionados por empresas demonstra que atualmente os colaboradores têm mais oportunidades de assumir novos postos, o que demanda mais sofisticação, conhecimento e habilidades, exigindo que os profissionais adotem uma mentalidade de aprendizado contínuo para manter suas aptidões atualizadas.

Além de desobstruir os gargalos de mão de obra existentes no segmento, a capacitação profissional é fundamental para atender as demandas de Logística no Brasil, principalmente com os eventos de Negócios esportivos como – Copa do Mundo realizada e Olimpíadas que o País sediará.  

Para acompanhar o crescimento da economia, muito pautado atualmente na democratização da Internet e compras online, o que tem exigido dos profissionais são desenhos de Processos mais assertivos, flexíveis, modulares, baixo custos e eficientes.


A carência de talentos no setor Logístico estar relacionado com a miopia tanto dos empresários relativo aos incentivos à formação profissional como as Entidades de Ensino Superior em ofertar cursos multidisciplinares na área.

Prof. Ms. Delano Chaves

Fonte: Hamilton Picolotti é presidente da Confenar - Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário