sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O DESAFIO DA CONTROLADORIA NOS PROCESSOS LOGÍSTICO


As empresas tem sua finalidade numa cultura social. O lucro como meio relevante para o alcance desta finalidade. Outros fatos que não somente aqueles que interferem no lucro, também serão foco de atenção dos Gestores.

Os vários fatos que interferem nas decisões das empresas estão aqueles ligados aos conceitos dos Processos Logístico, os quais deram um salto relevante logo após a Segunda Grande Guerra.

Um dos mais importante focos de atenção, naquele momento, foram queda nas margens de lucros de muitas empresas de manufatura, influenciando inclusive, na sua continuidade.
Esta diminuição dos lucros se deve, de forma relevante mas não única, no ambiente empresarial global atual, o qual apresenta-se como altamente competitivo, obrigando as empresas à busca constante da Vantagem Competitiva.

Outros fatores podem ser citados de grande influência para o crescimento e relevância da Logística, são: (1) o desenvolvimento das tecnologias, em seus vários procedimentos, finalidades e Processos; (2) a mudança do foco de Gestão, passando a considerar como mais importante o gerenciamento dos Processos e atendimento às necessidades do mercado em que atua, e não apenas dos produtos.

Estes fatores provocam mudanças, as quais parecem indicar que as alterações nos Processos Logístico de apoio, como:

§  Transporte;
§  Armazenamento;
§  Embalagem;
§  Movimentação de Materiais;
§  Processamentos de Pedidos;
§  Previsões;
§  Produção;
§  Compras;
§  Atendimento a Clientes;
§  Localização da empresa.

Todos esses Processos tem impacto de forma relevante nos resultados de desempenho e contribuem para o alcance da missão das empresas.

Este crescimento da Logística, como se apresenta, é um retorno ao questionamento dos Processos básicos de todo e qualquer Negócio se propõe; como atendimento aos cliente, receptividade da sociedade interna e externa e o gerenciamento dos custos.

O que se observa, no entanto, é que, para se obter bons resultados, aqueles Processos básicos são cruciais em qualquer situação e para qualquer objetivo que se deseje alcançar.
Então uma questão se apresenta: como a Função da Controladoria poderá contribuir para a boa utilização dos conceitos e técnicas dos Processos Logístico, para que a empresa alcance seus objetivos, tanto econômicos quanto sociais?

Procura-se entender esta questão, dos conceitos básicos dos Processos Logístico, em conjunto com os fatores que podem influenciar na sua eficiência, apresentar neste artigo, como a Função Controladoria poderá interagir com os aspectos inerentes à Função Logística.

A Função Logística, para que possa, ser desempenhada de forma eficiente, é importante a apresentação de seus conceitos básicos, que são os seguintes, conforme Ballou, 1993:

§  Distribuição Física;
§  Administração de Materiais;
§  Níveis de Serviços;
§  O Produto;
§  O Sistema de Transporte;
§  Administração de Tráfego;
§  Armazenagem de Produtos;
§  Manuseio e Acondicionamento do Produto;
§  Controle de Estoques;
§  Aquisição e Programação da Produção;
§  Entrada e Processamento de Pedidos;
§  Informações de Planejamento Logístico;
§  Planejamento da Movimentação de Mercadorias;
§  Operação do Sistema Logístico.

Vale salientar que, neste artigo, o objetivo é mostrar como noções básicas do Processo Logístico pode interagir com as Funções da Controladoria.

Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral


Nenhum comentário:

Postar um comentário