sábado, 22 de agosto de 2015

CONTROLADORIA NA LOGÍSTICA É UMA NECESSIDADE?


 A necessidade se faz imperativa. Pode parecer estranho e até o momento é um cargo incomum no meio Logístico, mas tenha certeza que a ideia se sustentará, principalmente nas empresas de médio e grande porte e naquelas onde o Custo Logístico representa uma parcela significativa dos custos da empresa.

Em seu papel tradicional, o Controller assume uma função de vital importância nas empresas, ao atuar como staff da alta direção, desenvolvendo atividades de Assessoria e Consultoria.

A partir do monitoramento e controle do desempenho de diversos setores e subsistemas de uma organização, a Controladoria deverá fornecer informações críveis que auxiliem os executivos na tomada de decisão Tática e Estratégica.

E na Logística, como isso seria determinante?

Uma das atividades a serem desenvolvidas pelo Controller da Logística é a definição dos indicadores de performance em custos, nível de serviço e produtividade, e dos parâmetros de desempenho da área de Logística.

Uma vez definidos, caberá ao Controller o monitoramento dos resultados obtidos e o desenvolvimento das ações para a correção e a prevenção dos desvios verificados em relação às metas previamente estabelecidas; o ideal seria contar com Engenheiros Logísticos no desenvolvimento dos planos contendo as ações chave para a melhoria contínua, dada a sua experiência em eventos similares e a sua formação técnica.

Também podemos atribuir ao Controller da Logística a responsabilidade sobre o orçamento da área de Logística, no que se refere à sua elaboração, análise, controle e atualização.

Cabe também ao Controller da Logística o papel de Consultor interno, atuando diretamente junto ao Diretor e / ou Gerente de Logística (ou Supply Chain) como apoio na tomada de decisão.

O Controller da Logística, mais uma vez em parceria com os Engenheiros Logísticos, poderá atuar na elaboração e acompanhamento do plano diretor da área de Logística, que compreenderá uma série de ações e investimentos no curto, médio e longo prazo.

Por fim, o Controller da Logística poderá atuar como um Auditor interno, checando a qualidade das informações geradas para o cálculo dos indicadores de desempenho, valores pagos a prestadores de serviços, contratos, etc.

Para atuar como Controller da área de Logística é imprescindível que o profissional conte com uma sólida formação acadêmica, além de experiência comprovada em empresas de renome.

No caso do Controller da Logística não é necessário a formação específica em Contabilidade, podendo o mesmo ser graduado em cursos de Administração de Empresas, Economia, Logística ou Engenharia.

Pós graduação na área financeira e em gestão de projetos podem ser vistos como importantes diferenciais. É também importante uma sólida visão de custos e profundos conhecimentos em Engenharia Econômica.

Estatística é uma matéria complementar, que assegurará ao Controller de Logística uma visão mais crítica dos indicadores de desempenho e das informações geradas no dia-a-dia da área.
O Controller de Logística por si só não realizará milagres, mas a sua parceria com os Engenheiros Logísticos, esta sim, produzirá resultados realmente excepcionais!

A Controladoria no Processo Logístico não é uma função assessória – ela é crucialmente importante para o Controle dos Custos Logístico da Empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário