quinta-feira, 1 de março de 2012

Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) Exercício 2012 - Ano Calendário 2011.


Tópicos Principais:

1 – Prazo para entrega da DIRPF/2012: 01/03 a 30/04/2012.

2 – Relação de documentos a serem enviados à SECRAN;

3 – A penalidade pela falta de entrega da declaração, com o valor mínimo R$ 165,74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos) e com o valor máximo de 20% (vinte por cento) do imposto sobre a renda devido.

Iniciou-se o 1prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF/2012 (Prazo: 01/03 a 30/04/2012).
Objetivando evitar os atropelos, 2relacionamos abaixo os documentos necessários para a elaboração da DIRPF/2012, a serem enviados à SECRAN o quanto antes.
1)     Rendimentos recebidos pelo declarante, pelo cônjuge (caso a declaração seja em conjunto) e pelos dependentes:
1.a)    Comprovante de Rendimentos do Ano Calendário 2011 – salários, pró-labore, lucros, aposentadoria, aluguéis, etc. (inclusive os elaborados pela SECRAN, caso já tenha recebido);
1.b)    Comprovante de Rendimentos recebidos das instituições financeiras (Conta Corrente, Aplicação Financeira, Poupança relativos ao Ano Calendário 2011);
1.c)    Rendimentos recebidos de pessoas físicas e respectivo recolhimento mensal do IR (carne-leão), inclusive pensão alimentícia;
1.d)   Rendimentos de alugueis recebidos de pessoas físicas (relacionar: nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido) e de pessoas jurídicas (em ambos os casos, se o imóvel for administrado por Imobiliária, deve-se solicitar o extrato DIMOB);
1.e)    Notas de compra e de venda de ações realizadas em operação em bolsa de valores; e
1.f)     Outros que achar necessário.
2)     Pagamentos efetuados pelo declarante, pelo cônjuge (caso a declaração seja em conjunto) e pelos dependentes:
2.a)    Aluguéis residenciais pagos no ano a outra pessoa física (caso o imóvel seja administrado por Imobiliária, deve-se solicitar o extrato DIMOB);
2.b)    Quotas de consórcio ou leasing pagos em 2011 (solicitar extrato);
2.c)    Quotas de capital de empresas adquiridas ou integralização ocorrida em 2011 (enviar aditivo/contrato social consolidado);
2.d)   Despesas médicas/hospitalares/planos de saúde (solicitar Nota Fiscal de Serviço se o prestador for pessoa jurídica);
2.e)    Despesas com educação (1º, 2º e 3º graus) - solicitar declaração da instituição de ensino;
2.f)     Pensão alimentícia judicial comprovadamente paga;
2.g)   Comprovantes de dívidas assumidas superiores a R$ 5.000,00;
2.h)   Saldos de empréstimos em 31/12/2010 e 31/12/2011, em que o declarante, o cônjuge ou dependentes sejam credores ou devedores (se contraído junto a entidade financeira, remeter o extrato para fins de IR); e
2.i)      Outros que julgar necessário.
3)     Outros documentos/informações:
3.a)    Recibos de compra e de venda, escrituras, contratos de compra e de venda de veículos, imóveis, quotas de capital, e outros bens comprados ou vendidos em 2011;
3.b)    Relação de dependentes, indicando: Nome completo, data de nascimento e grau de parentesco, que não tenham sido informados da DIRPF/2011 ou dos que deixarão de ser informados, neste último caso informar o motivo e a data;
3.c)    Informar o CPF (caso possua) dos dependentes que tenham gastos com instrução;
3.d)   Pasta com DIRPF/2011 (caso já seja cliente SECRAN);
A Instrução Normativa RFB nº 1.246/2012 aprovou as regras para apresentação da Declaração referente ao exercício de 2012, ano-calendário de 2011, pelas pessoas físicas residentes no Brasil.

Nos termos da referida norma, está obrigada a apresentar a DIRPF referente ao exercício de 2012, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2011:
a)    Receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 23.499,15;
b)    Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;
c)     Obteve, em qualquer mês do ano-calendário, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto de Renda ou realizou operações, em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
d)    Relativamente à atividade rural:
• Obteve receita bruta em valor superior a R$ 117.495,75;
    • Pretenda compensar, no ano-calendário de 2011 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2011;
    e)    Teve a posse ou a propriedade, em 31.12.2011, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00 (exceto no caso de contribuinte casado cujos bens comuns sejam declarados pelo outro cônjuge, e desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda R$ 300.000,00);
    f)      Passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano-calendário de 2011, encontrando-se nesta condição em 31.12.2011; e
    g)    Optou pela isenção do Imposto de Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda, nos termos da Lei nº 11.196/2005, art. 39.
    Cabe observar que, continua a 3penalidade pela falta de entrega da declaração, com o valor mínimo R$ 165,74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos) e com o valor máximo de 20% (vinte por cento) do imposto sobre a renda devido.
    No ensejo, informamos que a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) tem aprimorado seus mecanismos de checagem e cruzamento de movimentação de valores incompatíveis com os rendimentos/compensações declarados. Alguns recursos utilizados:
    • Movimentação bancária: Verificada através da Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF), instituída em janeiro/2008;
    • Movimentação com cartões de débito e crédito: As movimentações, com cartão de crédito, mensais acima de R$5.000,00 (pessoa física) são informadas pelas administradoras para a Receita Federal (DECRED);
    • Movimentação com imóveis: Verificada através das informações prestadas pelos cartórios (DOI) e prestados pelas construtoras / imobiliárias (DIMOB);
    • Movimentação com despesas médicas: Verificada através da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), instituída em dezembro/2009; e
    • Rendimentos e respectivo IR Retido na Fonte, inclusive dos dependentes: Verificado através das informações transmitidas à Receita Federal pelas fontes pagadoras (DIRF).

    Fundamentação Legal:
    - Instrução Normativa RFB nº 1.246/2012 - DOU de 06.02.2012.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
    A Consultoria
    Fortaleza-Ce, 1º de Março de 2012.

    Oi ainda tem 9 donos, mesmo após simplificação

    São Paulo - Ontem, acionistas da Oi aprovaram uma estrutura acionária mais simples para a empresa de telecomunicação. Com a decisão, o grupo, que antes tinha três companhias abertas, passará a ter apenas uma e sinergias de pelo menos 100 milhões de reais serão geradas por ano.
    Acionistas minoritários até tentaram impedir que a estratégia fosse colocada em prática, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recusou o pedido e a decisão da maioria prevaleceu. A Oi pertence a nove donos, entre empresas, fundos de investimentos e de pensão e bancos.
    Veja, a seguir, quem são os verdadeiros donos da Oi:
    AG Telecom Participações
    O braço de gestão de investimentos do grupo Andrade Gutierrez, a AG Participações controla a AG Concessões, a AG Telecom, a Logimed, que atua no segmento de serviços de saúde.
    A AG Telecom detém 12,9% das ações ordinárias (com direito a voto) da Oi desde 1998. Além da Oi, a empresa possui também participação relevante na empresa de call center Contax, que também pertence à Telemar Participações. 
    Em 2008, a AG Telecom esteve à frente do maior negócio concretizado no setor de telecomunicação: a fusão entre as empresas Oi e Brasil Telecom.
    Lf Tel S.A
    A Lf Tel S.A, que pertence ao grupo Jereissati, é o maior acionista individual da Oi, com 19,36% das ações ordinárias da companhia.
    As principais receitas da Lf Tel vêm de participações em empresa que o grupo possui, além de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.
    O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) possui 13,05% das ações ordinárias da Oi, por meio do BNDES Par, o braço de participações do banco público. Em 2009, o banco liberou um financiamento para a companhia no valor de 4,4 bilhões de reais.
    Em 2010, o BNDES, que detinha 31,4% de participação na Oi, vendeu parte das ações da companhia para que a Portugal Telecom pudesse entrar como societária.
    Bratel Brasil S.A
    A Portugal Telecom, por meio da sua controlada Bratel Brasil, detém 12,07% de participação na Oi.
    Desde março de 2011, a companhia portuguesa assumiu participação direta e indireta de 25,6% no grupo brasileiro de telecomunicação.
    Na ocasião, a empresa europeia desembolsou 8,32 bilhões de reais pela fatia da companhia brasileira.
    A Bratel também possui 11,1% de participação na na Tele Norte Leste, subsidiária do grupo Oi.
    Fundação Atlântico de Seguridade Social
    A Fundação Atlântico de Seguridade Social é a entidade de previdência complementar patrocinada pelo grupo Oi e detém 11,51% das ações ordinárias da companhia.
    Previ
    A Caixa de Previdência Dos Funcionários do Banco Do Brasil - Previ - possui 9,69% das ações ordinária do grupo Oi e participação indireta de 3,67% nas ações da subsidiária Tele Norte Leste.
    A Previ foi criada no início do século passado e é considerado o maior fundo de pensão da América Latina, estando entre os 30 maiores do mundo.
    Trata-se de uma entidade fechada de previdência privada e seus participantes são funcionários do Banco do Brasil e funcionários da própria Previ.
    Funcef
    A Fundação Dos Economiários Federais (Funcef) detém  7,48% das ações ordinárias da Oi.
    A fundação é o terceiro maior fundo de pensão do país e foi criada com o objetivo de administrar o plano de previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal.
    A Funcef adquiriu, em 2010, por meio de um leilão promovido pelo BNDES, as ações do grupo Oi.
    Petros
    Assim como a Funcef, a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) adquiriu em um leilão 7,48% de participação no grupo Oi.
    A Petros foi fundada pela Petrobras em 1970 e hoje é o segundo maior fundo de pensão do Brasil.
    Luxemburgo Participações
    A Luxemburgo Participações, que pertence também à AG Telecom, do grupo Andrade Gutierrez, detém a menor participação na Oi: 6,4% das ações ordinárias da companhia.
    INFONotícias

    Apple apresenta iPad 3 no próximo dia 7 de março

     




     A Apple confirmou, hoje, que realizará um evento em San Francisco, na Califórnia, na próxima quarta-feira, dia 7. Com o título "algo que você precisa ver e tocar", o evento começará às 15 horas no horário de Brasília.
    Ao que tudo indica, o CEO da Apple, Tim Cook, apresentará à plateia a terceira geração do iPad. De acordo com sites chineses, os primeiros lotes do iPad 3 já deixaram as fábricas de Shenzhen rumo a aeroportos em Los Angeles, San Francisco, Chicago e Nova York.
    As principais informações publicadas por sites como Cnet, Washington Post e New York Times ao longo dos últimos meses dão conta de que o iPad 3 terá um processador mais veloz que o A4, que exibe dois núcleos de processamento de 1 GHz, também usado no iPhone 4S. A principal especulação é que o iPad 3 tenha o processador A5, fabricado pela Samsung, com 2 Ghz em cada um dos dois núcleos de processamento.
    Também é provável que o novo iPad estreie a tela retina, já usada no iPhone desde o modelo iPhone 4. Se confirmada a informação, a tela do iPad 3 terá quatro vezes mais resolução que a do iPad 2. As câmeras usadas no iPad 2 também devem receber um upgrade.
    Atualmente, o iPad usa câmeras com qualidade inferior a 1 MP. Não há informações seguras sobre que tipo de sensor pode ser usado no iPad 3, mas se o tablet seguir a atualização de hardware já utilizada no iPhone 4S, o equipamento poderia exibir uma câmera de 8 MP para gravar vídeos e fotos. A Apple também pode optar por liberar o uso da assistente de voz Siri, disponível no iPhone 4S no iPad 3.
    Uma grande dúvida em torno da estreia do iPad 3 é se o novo hardware suportará as redes 4G no padrão LTE. Rivais da Apple como os tablets da Samsung e Motorola, bem como os smartphones destas marcas, já oferecem acesso ao LTE nos Estados Unidos.
    Também é provável que a nova geração de iPads fique pelo menos 20% mais cara nos Estados Unidos. O modelo de 16 GB Wi-Fi, comercializado por US$ 499 teria seu preço reajustado para US$ 570. A mudança no patamar de preço visaria manter a margem de lucro da Apple, mesmo com um custo maior na produção do hardware, que passará a usar componentes mais caros e sofisticados.
    INFONotícias

    quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

    Declaração de Serviços Médicos (DMED-2012) - Regras Gerais.


    Tópicos Principais:

    1 - Estão obrigadas a apresentar a Dmed, as pessoas jurídicas ou equiparadas nos termos da legislação do imposto de renda, prestadoras de serviços de saúde, e as operadoras de planos privados de assistência à saúde;
    A Dmed 2012 deve ser apresentada pela matriz da pessoa jurídica, contendo as informações relativas ao ano-calendário de 2011, de todos os estabelecimentos, em meio digital, mediante a utilização de aplicativo disponibilizado no site da Receita Federal do Brasil (RFB), até o dia 30.03.2012;
    3 - Para a entrega do arquivo eletrônico será necessário assinatura mediante utilização de certificado digital;
    4 - O descumprimento dessa obrigação acessória acarretará em multa de R$ 5.000,00 por mês-calendário ou fração de atraso.

    1Por meio da Instrução Normativa RFB nº 985/2009 foi instituída a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), que obriga as pessoas jurídicas ou equiparadas nos termos da legislação do imposto de renda, prestadoras de serviços de saúde, e as operadoras de planos privados de assistência à saúde, a apresentarem a referida declaração.

    Para esse efeito, são operadoras de planos privados de assistência à saúde, as pessoas jurídicas de direito privado, constituídas sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, administradora de benefícios ou entidade de autogestão, autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar a operar planos privados de assistência à saúde.
    Os serviços prestados por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, hospitais, laboratórios, serviços radiológicos, serviços de próteses ortopédicas e dentárias, e clínicas médicas de qualquer especialidade, bem como os prestados por estabelecimento geriátrico classificado como hospital pelo Ministério da Saúde e por entidades de ensino destinados à instrução de deficiente físico ou mental são considerados serviços de saúde para fins da Dmed.
    Nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.136/2011 estão dispensadas de apresentar a Dmed as pessoas jurídicas ou equiparadas, prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde:
    a) inativas;
    b) ativas que não tenham prestado os serviços supramencionados; ou
    c) que, tendo prestado tais serviços, tenham recebido pagamento exclusivamente de pessoas jurídicas.
    A Dmed conterá as seguintes informações:
    I - dos prestadores de serviços de saúde:
    a) o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o nome completo do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço; e
    b) os valores recebidos de pessoas físicas, individualizados por responsável pelo pagamento;
    II - das operadoras de plano privado de assistência à saúde:
    a) o número de inscrição no CPF e o nome completo do titular e dos dependentes;
    b) os valores recebidos de pessoa física, individualizados por beneficiário titular e dependentes.
    c) os valores reembolsados à pessoa física beneficiária do plano, individualizados por beneficiário titular ou dependente e por prestador de serviço.
    2A Dmed 2012 deve ser apresentada pela matriz da pessoa jurídica, contendo as informações relativas ao ano-calendário de 2011, de todos os estabelecimentos, em meio digital, mediante a utilização de aplicativo no site da Receita Federal do Brasil (RFB), até o dia 30.03.2012.
    No caso de extinção decorrente de liquidação, incorporação, fusão ou cisão total ocorrida no ano-calendário de 2012, a pessoa jurídica extinta deverá apresentar a Dmed 2012 relativa ao ano-calendário de 2012, até o último dia útil do mês subsequente ao da ocorrência do evento, exceto quando o evento ocorrer no mês de janeiro, caso em que a Dmed 2012 poderá ser entregue até o último 30.03.2012.
    3Para a entrega do arquivo eletrônico será necessário assinatura mediante utilização de certificado digital.
    4A não-apresentação da Dmed no prazo estabelecido, ou a sua apresentação com incorreções ou omissões, sujeitará a pessoa jurídica obrigada, às seguintes multas:
    a) R$ 5.000,00 por mês-calendário ou fração, no caso de falta de entrega da declaração ou de sua entrega após o prazo; e
    b) 5%, não inferior a R$ 100,00, do valor das transações comerciais, por transação, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.
    Por fim, é importante ressaltar que para alterar a Dmed 2012, já entregue à RFB, é necessário apresentar Dmed 2012 retificadora, que deverá conter todas as informações anteriormente declaradas, alteradas ou não, exceto as que o declarante pretenda excluir, e todas as informações a serem adicionadas.

    Fundamentação Legal:
    - Instrução Normativa RFB nº. 985/2009;
    - Instrução Normativa RFB nº. 1.228/2011;
    - Instrução Normativa RFB nº. 1.136/2011;
    - Instrução Normativa RFB nº. 1.125/2011;
    - Instrução Normativa RFB nº. 1.100/2010;
    - Instrução Normativa RFB nº. 1.055/2010. 

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
    A Consultoria
    Fortaleza-Ce, 29 de Fevereiro de 2012.

    EUA teriam redigido 'acusações secretas' contra Assange


    A revelação foi encontrado em um e-mail da empresa de segurança Stratfor Global Intelligence publicado nesta quarta-feira pela imprensa australiana

    Sydney - Promotores dos Estados Unidos redigiram há mais de um ano 'acusações secretas' contra o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, segundo um e-mail da empresa de segurança Stratfor Global Intelligence publicado nesta quarta-feira pela imprensa australiana.
    Segundo o diário 'Sydney Morning Herald', o vice-presidente da empresa americana, Fred Burton, assinalou em 26 de janeiro de 2011 em mensagem interna dirigida aos analistas da Stratfor que tinha 'uma acusação secreta sobre Assange'.
    Assange, de nacionalidade australiana, se encontra à espera que a Justiça britânica decida sobre sua extradição à Suécia por supostos delitos sexuais.
    O fundador do WikiLeaks teme que seja apenas uma conspiração para que ele possa ser julgado nos EUA, que o acusam de espionagem e conspiração devido à publicação de milhares de documentos secretos.
    O jornal australiano, que teve acesso aos e-mails por um convênio com o WikiLeaks, indicou que a mensagem de Burton respondia a relatórios da imprensa sobre as investigações das autoridades americanas sobre o portal fundado por Assange.
    Burton, um ex-subdiretor da divisão antiterrorista do serviço de segurança diplomática do Departamento de Estado, mantém estreitos laços com a espionagem americana e outros escritórios vinculados ao cumprimento da lei, explicou o diário.
    O WikiLeaks começou a divulgar na segunda-feira mais de cinco milhões de e-mails da Stratfor, escritos por empregados da empresa entre julho de 2004 e dezembro de 2011, para denunciar suas atividades 'corruptas' de espionagem por encomenda de empresas e Governos, segundo explicou Assange em Londres.
    Em dezembro passado, o diário revelou que documentos diplomáticos australianos confirmaram que o portal foi alvo de uma investigação por parte das autoridades americanas.
    O senador Scott Ludlum, do Partido Verde, exigiu nesta quarta-feira que o Executivo australiano esclareça se sabia destas supostas 'acusações secretas' contra Assange.
    'Nós não permitiremos nem toleraremos que ele seja extraditado aos Estados Unidos para enfrentar acusações que possam colocá-lo na cadeia por várias décadas', disse Ludlum a jornalistas.
    Exame

    Assange critica Unesco por excluir WikiLeaks

    Representantes de seu portal foram excluídos da conferência que aborda o futuro da imprensa após os casos das filtragens e das escutas ilegais

    Londres - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, acusou a Unesco de 'censura' por ter excluído os representantes de seu portal da conferência que aborda o futuro da imprensa após os casos das filtragens e das escutas ilegais, realizada a partir desta quinta-feira, em Paris.
    Intitulada 'O Mundo da Mídia após WikiLeaks e News of the World', a conferência internacional, devido à ausência dos representantes de seu portal, foi qualificada por Assange como 'orwelliana', em referência ao regime político totalitário e repressivo do livro '1984', de George Orwell.
    'Censurar a WikiLeaks de uma conferência sobre WikiLeaks é um absurdo 'orwelliano' que me faltam as palavras. É um abuso intolerável da Constituição da Unesco. Chegou a hora de ocupar a Unesco', afirma Assange em seu portal, reconhecido pela filtragem milhares de arquivos diplomáticos americanos.
    A Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deixou a WikiLeaks de fora da lista dos 37 oradores que participarão dessa conferência argumentando, segundo Assange, sua 'liberdade de expressão'.
    Através de uma carta, Kristinn Hrafnsson, porta-voz do WikiLeaks, lembrou a Unesco de seu 'dever de garantir que a justiça e o equilíbrio sejam assegurados em importantes debates'.
    'Obviamente não será o caso dessa seleção de oradores. Trata-se de uma vergonha para a Unesco e de um grande dano para WikiLeaks ao mesmo tempo', lamentou Hrafnsson.
    A conferência 'O Mundo da Mídia após WikiLeaks e News of the World' conta com a participação de 200 profissionais dos meios de comunicação e de analistas de todo o mundo.
    A ideia é que os mesmos analisem, sobretudo, as consequências da publicação em massa de arquivos diplomáticos, assim como as escutas telefonicas feitas pelo tablóide sensacionalista 'New of the Word', de Rupert Murdoch, que foi fechado em julho de 2011 após 168 anos de atividade.
    Atualmente, Julian Assange, que segue em prisão domiciliar, aguarda a decisão da Justiça britânica sobre o recurso contra sua extradição à Suécia, que é reivindicada por conta de supostos delitos sexuais. 
    Exame

    SP tem alta prevalência de transtornos mentais

    São Paulo - Quase 30% dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo apresentam transtornos mentais, de acordo com um estudo que reuniu dados epidemiológicos de 24 países. A prevalência de transtornos mentais na metrópole paulista foi a mais alta registrada em todas as áreas pesquisadas.
    O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que integra e analisa pesquisas epidemiológicas sobre abuso de substâncias e distúrbios mentais e comportamentais. O estudo é coordenado globalmente por Ronald Kessler, da Universidade Harvard (Estados Unidos).
    Em artigo publicado na revista PLoS One no dia 14 de fevereiro, os autores apresentam os resultados da pesquisa São Paulo Megacity Mental Health Survey, que gerou para o relatório internacional os dados relativos ao Brasil - no país, o estudo se restringiu à Grande São Paulo.
    O estudo foi realizado no âmbito do Projeto Temático "Estudos epidemiológicos dos transtornos psiquiátricos na região metropolitana de São Paulo: prevalências, fatores de risco e sobrecarga social e econômica", financiado pela FAPESP e encerrado em 2009.
    Entre os autores do artigo estão Laura Helena Andrade, professora do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), e Maria Carmen Viana, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
    Andrade conduziu o Temático em parceria com Viana, que teve Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP entre 2008 e 2009 no Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IP-FM-USP, coordenado por Andrade.
    Estudo epidemiológico de base populacional, o São Paulo Megacity Mental Health Survey avaliou uma amostra representativa de residentes da região metropolitana de São Paulo, com 5.037 pessoas avaliadas em seus domicílios, a partir de entrevistas feitas com base no mesmo instrumento diagnóstico. Os questionários incluíram dados sociais.
    Segundo o estudo, 29,6% dos indivíduos na Região Metropolitana de São Paulo apresentaram transtornos mentais nos 12 meses anteriores à entrevista. Os transtornos de ansiedade foram os mais comuns, afetando 19,9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem transtornos de comportamento (11%), transtornos de controle de impulso (4,3%) e abuso de substâncias (3,6%).
    "Dois grupos se mostraram especialmente vulneráveis: as mulheres que vivem em regiões consideradas de alta privação apresentaram grande vulnerabilidade para transtornos de humor, enquanto os homens migrantes que moram nessas regiões precárias mostraram alta vulnerabilidade ao transtorno de ansiedade", disse Andrade à Agência FAPESP.
    A prevalência dos transtornos mentais, de quase 30%, é a mais alta entre os países pesquisados. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com pouco menos de 25%. A razão da alta prevalência, de acordo com a pesquisadora, pode ser explicada pelo cruzamento de duas variáveis incluídas no estudo: a alta urbanização e a privação social.
    Em relação às outras regiões estudadas, a Região Metropolitana de São Paulo também teve a mais alta proporção de casos de transtornos mentais considerados graves (10%), bem acima do estimado em outros 14 países avaliados. Depois da metrópole paulista, os países com maior porcentagem de casos graves foram os Estados Unidos (5,7%) e Nova Zelândia (4,7%).
    "Existiam dados na literatura mostrando que esses transtornos mentais têm alta prevalência em áreas urbanas. Por isso observamos o efeito de exposição à urbanicidade, isto é, as pessoas que viveram a maior parte da vida em região urbana. Levamos em conta também a variável da privação social, estrutura etária da população, setor censitário, escolaridade do chefe de família, migração e exposição a eventos traumáticos violentos", disse.
    A exposição ao crime foi associada aos quatro tipos de transtornos mentais avaliados, segundo Andrade. A alta urbanicidade está associada especialmente ao transtorno de controle e impulso. A privação social também tem impacto sobre o transtorno de abuso de substâncias e interfere na gravidade das doenças.
    "As pessoas que moram em áreas precárias apresentam quadros mais graves e tendência ao abuso de substâncias. As que tiveram mais exposição à vida urbana têm mais transtornos de controle e impulso - em especial o transtorno explosivo intermitente, que é típico de situações de estresse no trânsito, por exemplo", apontou.
    Promoção da saúde mental
    Ao cruzar as variáveis, os pesquisadores chegaram aos grupos de maior vulnerabilidade: mulheres que vivem em regiões de alta privação apresentam mais transtornos de humor e homens migrantes que vivem em região de média e alta privação têm mais transtornos de ansiedade. Pessoas com baixa escolaridade têm mais transtornos de ansiedade e de abuso de substâncias.
    "Um dos diferenciais desse estudo é que incluímos nas entrevistas medidas de incapacitação, a fim de avaliar a gravidade das doenças. Concluímos que, entre as pessoas diagnosticadas com transtornos mentais, um terço corresponde a casos graves, um terço a casos moderados e um terço a casos leves. As pessoas com transtornos moderados e graves sofrem com algum tipo de incapacitação", disse Andrade.
    O estudo sugere que é preciso fortalecer, no sistema brasileiro de saúde básica - que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Saúde da Família -, uma integração entre atendimento e promoção da saúde mental.
    "Não é possível ter um serviço especializado em todas as unidades, por isso é preciso equipar a rede com pacotes de diagnóstico e de conduta a serem utilizados pelos profissionais de cuidados primários. É preciso capacitar não só os médicos, mas também os agentes comunitários, que devem ser orientados para identificar casos não tão comuns como os quadros psicóticos, levando em conta os fatores de risco associados aos transtornos mentais", afirmou Andrade.
    INFONotícias

    GESTÃO COM INOVAÇÃO OU INOVAÇÃO NA GESTÃO


    Inovar  é ter uma  idéia que seus  concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso.
    A inovação faz parte  da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor.”
    FORUM DA INOVAÇÃO – FGV - 2003
    Pode-se fazer novamente ou diferente na forma de executar  estratégias  de  negócio  quando as condições do ambiente  mudam muito rápido?

    Inovação não é uma temática da atualidade e fundamental apenas no contexto de produtos e serviços, mas também no contexto da  gestão.

    Quais os aspectos da internet,  das redes sociais,  da globalização  baseada nos países emergentes,  da onda de sustentabilidade e das novas gerações que entram no mercado de trabalho com formação, visão de mundo e do próprio trabalho tão diferente das gerações que as precederam?

    As abordagens tradicionais de planejamento,  de meritocracia, sistemas integrados, liderança participativa,  qualidade total, melhoria contínua, Itil, lean, six/sigma  são suficientes para essa nova realidade?

    Há poucas décadas essas eram importantes inovações de gestão que contribuíram para que gigantes empresariais  surgissem ou desaparecessem.

     O cenário e contexto são bem diferentes atualmente.  Quais as inovações em gestão que vão ser as determinantes do sucesso empresarial nos próximos  5 à  10  anos?

    O que seria inovar em gestão?  Atualmente no Brasil, as pesquisas acadêmicas e as puxadas por empresas de consultoria em gestão ocupam espaço crescente na busca por novas soluções e novos modelos de gestão.

    Busca-se, está claro, uma nova forma de gerir algo:  o pensamento meramente cartesiano não é mais suficiente. Reduzir, simplificar, tangibilizar, explicitar, criar escala, foram formas fundamentais para o desenvolvimento da era industrial, mas não resolvem mais na era do conhecimento,  da inovação e da sustentabilidade.
     
    Nessa nova era a dimensão tempo muda, e as noções de  estabilidade e previsibilidade também mudam e muito.

    Os ciclos são cada vez menores. ignorar a velocidade dessa mudança e da já altíssima interconectividade dos negócios são a receita certa para chegar sempre atrasado e perder relevância no mercado.

    O novo ambiente de negócios será caracterizado pela  complexidade,  colaboração  e  interatividade.

    A implicação é clara para as empresas:  é necessário monitorar constantemente o que é  valor  para consumidores e clientes, adaptando e inovando as propostas de valor e construindo e viabilizando cadeias e redes capazes de entregar agilmente essas propostas.

    Surge um Modelo de Gestão Baseado em quatro pilares:

    1.  Pensamento Sistêmico:  aceitar a complexidade, imprevisibilidade e interação dos fatores criando uma onda de foco nas relações e não somente nos recursos.  novos métodos, prática e ferramentas irão surgir para tratar essa realidade.

    2.  Visão de Cadeia e Redes de Valor:  uma estratégia não pode mais ser concebida e executada com uma visão centrada e não compartilhada nos  stakeholders  primários (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e governo) e com desdobramento para departamentos. Ela deve envolver todos os  stakeholders  e desdobrar por cadeias de valor (enxuta, rápida, flexível, colaborativa) amarrando metas colaborativas e não conflitantes entre as partes, sejam pessoas, grupos, departamentos, empresas, Ong’s, etc.

    3.  Conhecimento:  como principal catalizador para geração e agregação de valor:  processos de cadeia e redes não são compostos somente de processos explícitos e desintegrados da cultura da empresa e da gestão de pessoas e do negócio.  Processos são elementos vivos, compostos por conhecimentos explícitos e tácitos, que mudam ao longo do tempo e que são absorvidos ou não pela empresa em função de seus valores e crenças reais.

     4.  Estruturas Flexíveis e Sobrepostas:  os modelos hierárquico-funcionais precisam conviver cada vez mais com estruturas mais flexíveis baseadas em visão End-to-End, centradas no cliente e na capacidade de mobilização ágil de conhecimentos, competências e recursos de dentro e de fora da empresa. Estar se falando de estruturas centradas efetivamente nos processos ou em projetos, assim como estruturas emergentes como comunidades de prática e redes internas e externas.

    E qual a área da empresa que deve liderar esta transformação?

    A gestão baseada nos pilares descritos não é atribuição de uma área específica.  Não se trata mais da visão sistêmica, mas sim do pensamento sistêmico que guia a ação dos gestores em todos os pilares do novo modelo.

    Dividir em partes sim, mas entender a dinâmica e a inter-relação entre as partes em um efeito de ação e reação são mandatários. Não se trata, por exemplo, de se estar ou não no mundo 2.0, mas sim de inseri-lo no modelo de gestão.              
    FONTE:
    REVISTA VALOR ESPECIAL - INOVAÇÃO
    Junho - 2011
    Delano Amaral







    terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

    WikiLeaks publica milhões de emails da Stratfor


    As mensagens eletrônicas da empresa privada norte-americana de inteligência e análise estratégica revelaram o uso de estruturas de suborno lavagem de dinheiro

    Será que toda essa inspiração Estratégica foi baseada nos antigos processos de informações do Vaticano?

    Londres - A rede WikiLeaks, que abalou a diplomacia mundial em 2010, anunciou nesta segunda-feira que começou a publicar mais de cinco milhões de emails confidenciais da Stratfor, empresa privada norte-americana de inteligência e análise estratégica.
    As mensagens eletrônicas, datadas entre julho de 2004 e dezembro de 2011, revelaram o uso de "redes de informantes, estruturas de suborno, técnicas de lavagem de dinheiro e (o emprego de) métodos de cunho psicológico", indica um comunicado do WikiLeaks.
    "Os documentos mostram como trabalha uma empresa privada de informação e como bloqueia os indivíduos para seus clientes privados e governamentais", acrescentava o comunicado.
    O WikiLeaks afirma ter provas da existência de vínculos confidenciais entre a Stratfor e firmas como a Indienne Bhopal's Dow Chemical Co. e a Lockheed Martin, assim como organizações governamentais, entre elas o Departamento de Estado, o de Segurança Interior (Homeland Security), o Corpo de Fuzileiros Navais e o órgão de informação para Defesa.
    O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente está na Grã-Bretanha e tenta evitar uma extradição para a Suécia, país que quer interrogá-lo por quatro supostos crimes sexuais, incluindo um estupro.
    O WikiLeaks teme que, caso Assange seja extraditado para a Suécia, Estocolmo o envie aos Estados Unidos.
    Washington espera impacientemente pela oportunidade de por as mãos em cima do fundador da ciberempresa, que difundiu centenas de milhares de documentos diplomáticos americanos.
    O WikiLeaks, em seu comunicado, promete também que essa nova publicação vai provar a intenção da Stratfor de "subverter" a web e vai mostrar como os americanos tentaram "atacar" Assange.
     A Stratfor, fundada em 1996 por George Friedman, se define como "provedora de um serviço de análise de assinatura geopolítica por assinatura".
    Segundo a página da companhia texana, "ao contrário dos canais tradicionais de notícia, a Stratfor utiliza os serviços de inteligência para coletar informações graças a um rigoroso software de escutas e uma rede global de fontes humanas".
    A empresa privada promete a seus assinantes "conhecimento profundo dos assuntos internacionais, que abrange o que acontece, por que acontece e o que ainda vai acontecer".
    De acordo com o WikiLeaks, a dimensão dessas mensagens só será entendida em algumas semanas, quando os meios de comunicação associados e o público examinarem as mensagens.
    Entre esses associados estão a revista Rolling Stone, o italiano La Repubblica, o site francês owni.fr.
    O WikiLeaks também afirma ter a prova de que a Stratfor deu assinatura ao general paquistanês Hamid Gul, ex-chefe dos serviços secretos do país, que segundo documentos diplomáticos dos Estados Unidos, preparava um ataque com uma bomba artesanal contra membros das forças internacionais no Afeganistão em 2006.
    O grupo WikiLeaks diz ainda que tem evidências de que a Stratfor escutou a movimentação online de ativistas que buscavam reparações para a catástrofe de Bhopal (Índia). Esse acidente, o pior da história da indústria mundial, deixou milhares de mortos depois de uma nuvem de gás tóxico escapar da fábrica de pesticidas do grupo Dow Chemical/Union Carbide.
    O jovem soldado americano Bradley Manning, suspeito de ser a "toupeira" do portal, foi acusado formalmente nesta sexta-feira por um tribunal por "conspiração com o inimigo".
    Bradley Manning é acusado de ter vazado para o WikiLeaks, entre novembro de 2009 e maio de 2010, documentos militares dos Estados Unidos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão, assim como 260 mil comunicados diplomáticos do Departamento de Estado, desencadeando uma tempestade nas chancelarias de todo o mundo.
    O WikiLeaks deve oferecer uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira no Frontline Club de Londres.
    Exame

    WikiLeaks publica milhões de e-mails da firma Stratfor


    A Stratfor é uma empresa americana de inteligência e análise estratégica

    Vale a Pena Ver de Novo; Será?
    Londres - O site WikiLeaks anunciou nesta segunda-feira que começou a publicar mais de cinco milhões de correios eletrônicos confidenciais da Stratfor, firma privada americana de inteligência e análise estratégica.
    Os e-mails, datados entre julho de 2004 e dezembro de 2011, revelam o uso pela Stratfor de "redes de informadores, estruturas de subornos, técnicas de lavagem de fundos e uso de métodos psicológicos" afirma um comunicado da WikiLeaks.
    "Os documentos mostram como trabalha uma empresa privada de informação e como investigam os indivíduos para seus clientes privados e governamentais", acrescenta.
    O Wikileaks afirma que possui prova da existência de vínculos confidenciais entre Stratfor e firmas como a indianae Bhopal Dow Chemical Co. e a americana Lockheed Martin, assim como as agências governamentais, entre elas o Departamento de Estado, Segurança Interna (Homeland Security).
    O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, se encontra atualmente no Reino Unido, onde tenta evitar uma extradição para a Suécia, onde deve ser interrogado por suspeita de sequetro e estupro.
    Exame

    Dólar desacelera alta ante real com fluxo e exterior


    Ganhos foram anulados com constantes ingressos de recursos no mercado

    São Paulo - O dólar anulava boa parte dos ganhos e operava perto da estabilidade ante o real nesta segunda-feira, em meio a constantes ingressos de recursos e à perda de fôlego da moeda norte-americana no exterior.
    Às 12h39, a taxa de câmbio tinha variação positiva de 0,11 por cento, para 1,7083 real na venda. A cotação chegou a subir a 1,7163 real ( 0,58 por cento) nos primeiros negócios, mas logo passou a desacelerar, chegando a marcar mínima de 1,7060 real (-0,02 por cento) no dia.
    O mercado continuava de olho em possíveis intervenções do Banco Central, como ocorreu na semana passada, para evitar fortes depreciações do dólar frente ao real. Ante uma cesta com seis divisas, o dólar diminuía a alta a 0,28 por cento, após chegar a subir 0,42 por cento na máxima do dia. O euro caía a 1,3395 dólar, afastando-se da mínima da sessão, de 1,3367 dólar.
    Exame