quarta-feira, 21 de outubro de 2015

COMO AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE COM LOGÍSTICA NO CANTEIRO DE OBRAS


Saber organizar a Logística do canteiro de obras posicionando equipamentos, mão de obra e matéria-prima da maneira mais eficiente possível é fundamental para reduzir os fluxos, garantindo que os materiais cheguem às mãos certas com rapidez e no momento correto.

A questão é que, embora pareça óbvio, desenvolver processos internos eficazes, efetivos e eficientes é tarefa extremamente complexa e envolve alto nível de organização da parte de engenheiros e arquitetos.

Quer dar um passo à frente e ser o agente de mudança para a redução de custos e aumento da eficiência em sua obra? Então descubra como a otimização da Logística em seu canteiro pode fazer toda a diferença!

Layout do canteiro de obras: isso faz mesmo diferença?

Não tenha dúvida de que a resposta a essa pergunta é positiva. O arranjo correto no canteiro de obras é tão importante que deve ser a primeira coisa a ser pensada, antes mesmo da própria obra!

Layout nada mais é que a disposição física de pessoas, equipamentos e materiais de maneira mais eficiente possível, um Mapa de Trabalho preciso que possibilita reduzir ao mínimo os movimentos dos trabalhadores.

Dessa forma, eles gastam o mínimo de tempo possível em deslocamentos para buscar materiais ou usar equipamentos (reduzindo seu nível de estafa e aumentando sua produtividade).

Para que os equipamentos sejam menos expostos ao manuseio, logo, é possível reduzir as quedas, danos e desperdícios. Para que as máquinas e matérias-primas estejam sempre próximo aos profissionais, assegurando mais produção dentro de um mesmo período.

Vantagens de um bom layout do canteiro de obras

  • Permite um fluxo de serviços e materiais de forma contínua;
  • Reduz transportes e movimentos, melhorando processos;
  • Reduz perdas e desperdícios de insumos;
  • Integra todos os elementos da obra;
  • Melhora e facilita as condições de trabalho;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz o nível de cansaço dos trabalhadores;
  • Permite flexibilidade para atender as mudanças que possam ocorrer ao longo da obra.
Caso prático

Imagine que os sacos de cimento fiquem armazenados em um determinado ponto da obra, distante da área de trabalho e no lado oposto ao das betoneiras. A areia está alocada em outro local, distante do cimento, das mangueiras e também desconectada das betoneiras.

O resultado dessa péssima Logística no controle de processos é que as empilhadeiras darão um “passeio” maior pelo canteiro (fluxo de serviços mais longo e descontínuo).

Se tudo estivesse agregado, se essa junção tivesse sido previamente pensada, muito menos tempo seria ocupado e a exposição dos materiais seria bem menor. Perceba que trazer resultados para sua obra não exige grandes investimentos. Exige foco nos detalhes.

Sistema automatizado para auxiliar na organização do layout

Muitas construtoras utilizam soluções mobile para gerenciamento de canteiro de obras. Por meio de um software flexível, passível de ser instalado em qualquer smartphone ou tablet, é possível aos gestores acompanhar o cronograma da obra, fazer verificação de conformidades em tempo real, efetuar controle de produtividade, avaliar taxa de desperdício de materiais, gerenciar a segurança do canteiro, entre muitas outras funções.

Tudo isso representa melhoria na logística e economia de tempo com processos de verificação de conformidades, algo fundamental no setor.


FONTE: TECLÓGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário