terça-feira, 28 de outubro de 2014

PROCEDIMENTOS PARA PLANEJAR OPERAÇÕES LOGÍSTICAS


Definir de forma clara quais são os objetivos da empresa e quais são as suas metas preponderantes, como:
v  Realização de Lucros;
v  Retorno do Investimento;
v  Crescimento de Participação no Mercado.

No decorrer do Processo de criação da Estratégia, provavelmente poderá acontecer o estabelecimento da visão voltado para quatro componentes de uma boa Estratégia, quais sejam:

v  Clientes;
v  Escolha de Fornecedores;
v  Markshare dos Concorrentes;
v  A própria Empresa.


Submeter a avaliação das reais necessidades, dos pontos fortes e fracos de cada uma das perspectivas desses componentes, já é um bom começo, para Estratégia.
Como sugestão de uma etapa seguinte, as amplas visões Estratégicas precisam ser transformadas em Projetos mais consistentes. Aconselha-se ter um claro entendimento de:

v  Custos do Negócio;
v  Pontos fortes e fracos em termos financeiros;
v  Posição em relação à participação de mercado;
v  Base e Desenvolvimento de Ativos Logístico;
v  Ter a noção exata do Ambiente Externo (concorrência);
v  Habilitar os Colaboradores através de Treinamentos.
Ao realizar uma seleção a partir de alternativas Estratégicas que venham das ameaças e oportunidades, tornam-se, a essa altura, orientações bastante específicas sobre a melhor maneira de transformar o Projeto / Visão do Negócio em algo verdadeiro, real.

É opinião quase unânime que para se implantar, executar e efetivar um Planejamento Estratégico é através, “somente e somente só” de Treinamento Logístico Operacional dos Colaboradores.

Estar suficientemente comprovado que essa atitude favorece a redução custos, redução de capital e melhoria do Nível de Serviços Logísticos.

As principais áreas do Planejamento Logístico Operacional tem procurado resolver quatro grandes áreas de problemas:
v  Níveis de Serviços aos Clientes;
v  Localização das Instalações CD;
v  Decisões sobre Estoques;
v  Decisões sobre Transportes (tipos de Modais).

FONTE: Ballou, Ronald H.

Ao se estabelecer um adequado Nível do Serviço aos Clientes, resultante das Estratégias formuladas nas outras áreas, o Planejamento Logístico Operacional poder ser considerado um triângulo de tomada de decisões Logísticas, figura mostrada acima.

Os Processos dessas áreas de supostos problemas, são inter-relacionadas e devem ser Planejadas em separado, como uma unidade independente. Deve-se lembrar que cada uma dessas áreas tem um impacto bastante significativo sobre o Projeto do Sistema como um todo.

Para concluir, deve-se observar que, os Níveis de Serviços aos Clientes, a Localização das Instalações CD, o Estoques e os Transportes são essenciais e importantes áreas no que se refere à Planejamento Estratégico, devido ao impacto nas decisões tomadas em cada uma delas quanto a lucratividade, o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento (ROI).

Salientado que cada uma dessas áreas de decisão é interligada e a Estratégia do Transporte, ou qualquer outra área, precisa ser Planejada levando-se em conta o possível efeito compensação (trade-off).
Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário