domingo, 10 de agosto de 2014

COMO TORNAR A LOGÍSTICA DE SUA EMPRESA EFICIENTE ( II )

A LOGÍSTICA DE SUA EMPRESA VAI BEM? FAÇA O DIAGNÓSTICO GRATUITO!
O Brasil vive um momento de incertezas, com perspectivas inflacionária, baixo crescimento real e fraca projeção internacional. Ao lado dos discursos entusiasmados, ouvimos também as vozes da advertência quanto à urgente necessidade do país resolver seus entraves de infraestrutura.
Sempre que o tema vem à tona, a Logística é um ponto fundamental. As deficiências nessa área têm travado a evolução de muitos setores e vencer as dificuldades nesse ponto é imprescindível para que o Brasil se consolide como o mais importante polo de negócios da América Latina.
Um problema que exige ação conjunta de vários setores, do público e do privado. Quando trazemos o debate quanto à eficiência Logística para um cenário mais localizado – dentro das empresas, a questão da Logística interna  – aquela que considera todas as atividades de uma Operação – da chegada da matéria-prima à saída de seu produto final ou entrega de um serviço ao cliente; a urgência e o cuidado não são menos relevantes.
Uma vez alinhada a um padrão de excelência adequado, a logística interna de uma empresa  pode avançar de um índice de eficiência que oscila entre 30 e 50%, para até 95%. Uma melhoria que implica em pessoas com menor tempo ocioso,  eliminação ou  terceirização das atividades de baixo valor agregado, redução de perdas e, consequentemente, uma resposta mais positiva no caixa da empresa.
Entende-se por Logística interna as atividades que envolvem algum tipo de fluxo interno. Por definição, uma grande parte delas se caracteriza por desperdício (custo invisível), ou seja, são ações que não agregam valor ao negócio. Estão presentes em todas as empresas para atender alguma necessidade – seja de layout, de cronograma das ações ou pelo tipo de produção ou negócio em questão.
O fato é que a Logística interna envolve movimentação e tempo – de matéria-prima, de pessoas, do produto acabado, dos estoques. O conceito de Gestão aplicado pelo Kaizen compreende a profunda análise de todos esses ciclos e interfaces.
A metodologia e ou ferramenta, Kaizen , busca otimizar essas movimentações criando rotas padronizadas e cíclicas, onde o objetivo não é cortar pessoas, mas melhor alocá-las e melhor aproveitá-las na estrutura da empresa. Menor movimentação interna significa um ciclo de reposição de estoque mais inteligente, ganho de agilidade interna, adoção de meios e Processos mais adequados a cada realidade de negócio, e onde o custo x benefício seja levado em consideração etapa por etapa.
Quase sempre as questões de Logística interna mal administradas geram custos de obtenção e de manutenção, criam gargalos em alguns Processos e quebra de estoque em outros pontos. Mais crítico  ainda é que alguns problemas extrapolam os corredores da empresa e podem comprometer sua imagem junto aos clientes e consumidores.
O Kaizen trabalha de forma estratégica. Diagnóstico e estudo de viabilidade fundamentam os projetos que têm por objetivo reduzir ao máximo os desperdícios de uma operação – seja ela de que natureza for.
O Kaizen foca suas ações em treinamento, comunicação, comprometimento e engajamento. As trocas  de equipamentos,  pessoal e processos consideram a adequação das necessidades e objetivos estratégicos da empresa a um desenho de Operação que seja eficaz, mas sem custos desnecessários. O Kaizen busca uma produção eficiente, com custos inteligentes.
Um projeto dessa magnitude pode – e deve – começar por centros específicos da Cadeia de Logística interna. O ideal é eleger um ponto da atividade e focar atenção naquele aspecto.
A melhoria obtida ali vai se ampliando e caminhando para outra cadeia, depois para outra e, assim, sucessivamente. Adotar procedimentos que melhorem a conexão interna, a sincronização das atividades internas, a eliminação de efeito chicote entre as diferentes áreas – tudo isso trará benefício à empresa e criará um ambiente mais estável de fluxo interno, com resultados mensuráveis.
Melhorias possíveis:
Ø  Reestruturação organizacional;
Ø  Sistema de armazenagem;
Ø  Melhor capacitação das pessoas;
Ø  Sistemas mais eficientes de armazenagem;
Ø  Criação de controles e indicativos de eficiência;
Ø  Maior foco em aumento de produtividade;
Ø  Melhoria do fluxo interno.

A Logística interna  é uma área de estudo relativamente nova em termos de Gestão, mas que vem conquistando a atenção de muitos executivos uma vez que o potencial de ganho, quando melhorada a sua performance, é muito elevado.
Muitas empresas já avançaram, nos últimos anos, no ajuste de suas áreas de Transporte e Suprimentos. Analisar os aspectos de Logística interna é abrir espaço para aumentar sua competitividade em um mercado cada vez mais global e concorrido.
FONTE: Kaizen Institute Consulting Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário