Flexibilidade, agilidade,
e qualidade no atendimento e preço para o consumidor são os principais valores
relacionados à Eficiência Logística. Este é um grande desafio que o Brasil
precisa enfrentar para poder estar bem posicionado dentro de um ambiente no
mercado global.
A globalização
acompanhada da crise que ainda afeta a Europa, os Estados Unidos e a
necessidade de continuar crescendo dos países asiáticos, invadiu o Brasil com
aquisições de empresas e produtos mais baratos, acirrando a concorrência e
deixando dirigentes sem dormir. É só verificar a mídia de forte impacto que
hoje tem ocorrido com carros médios populares chineses invadindo o mercado
brasileiro.
O empresário brasileiro contra ataca, buscando
tornar disponível o produto certo na data certa com o preço certo, pois
qualidade não é mais o diferencial competitivo; bem como fornecer um nível de
serviço superior ao do concorrente por um custo total inferior, associado a um
posicionamento estratégico de melhorias contínuas nas competências Logísticas.
A necessidade de se
ter um Brasil cada vez mais integrado por meio de uma Logística eficiente é um
fator que necessita hoje ser pensado de forma global. A começar pelo mapa
Mundi. Por que não utilizar o Mapa Mundial nas escolas de alfabetização e
fundamental onde o Brasil figure no centro do mundo? Este simples ato já
condiciona as crianças e adultos a pensar em uma Logística global centrada no
Brasil e não da forma como temos hoje, com o Brasil figurando no lado esquerdo
do Mapa Mundi (na periferia) e a Europa no centro do mundo.
Hoje, a Logística é
percebida como Estratégica. Para um país que quer ter condições de competir em
um mercado global a LOGÍSTICA é um pré-requisito. Sem ela podemos ter milhares
de grãos para exportar, mas se não tivermos como escoá-los não teremos como
realizar a entrega, sendo este apenas um dos exemplos. Por isso todo dirigente
de empresa reconhece que sem a eficiência Logística adequada é impossível
oferecer uma Cadeia de Suprimentos eficiente.
Quanto mais
complexa a cadeia de suprimentos, maior a exigência quanto à eficiência Logística.
O que pode ser traduzido no verdadeiro valor que o cliente adquire, pois a
depender do tempo de chegada, da qualidade entregue e do custo envolvido, todo
o esforço poderá ser em vão.
A distribuição
global de um produto pode envolver até 27 diferentes participantes e um fluxo
de informações complexo de gerenciar. Suprimentos, distribuição física, Processos
Logísticos, serviço ao cliente, flexibilidade de fabricação e desempenho global
da empresa são sempre apontados como os pilares para um desempenho de melhores
práticas.
Os resultados da
pesquisa da Forrester Research confirmam que a Logística influencia a
capacidade de um fabricante para satisfazer os clientes e o seu desempenho
global. O nível de flexibilidade e agilidade de produção na empresa, através da
presença de tecnologia de processo avançada e da participação da gestão da
manufatura na formulação da estratégia altera o papel da Logística no sucesso
organizacional.
A Logística cria,
de fato, valor através da eficiência, eficácia e diferenciação. Podemos vender,
mas sem Logística não poderemos entregar e não basta somente entregar! Tem de
ser uma entrega no prazo, na qualidade e no preço justo para o cliente.
Por isso todo
empresário deve se perguntar diariamente:
Minha Logística é
eficiente?
Qual o seu custo?
O que fazer para melhorar o desempenho Logístico
de minha empresa?
Qual o custo de minha Logística em uma
determinada área?
Quanto custa em
termos Logísticos a Operação de uma encomenda ponta a ponta?
Quais são os custos
da Logística por kg, ou tonelada de produto ou palletes?
São perguntas que se a resposta for conhecida,
indicam que você se diferencia da concorrência e este conhecimento pode ajudar
nas estratégias futuras para o lançamento de novos produtos ou a conquista de
novos mercados.
Normalmente são
usados indicadores de desempenho para avaliar determinados sistemas e definidas
métricas que possam avaliar a aderência dos fluxos de Processo e indicar a
eficiência.
Há indicadores
suficientes para garantir um Processo Logístico eficiente?
Eficiência
significa ter um bom custo ou a satisfação dos clientes?
Em nosso ponto de
vista a eficiência deve ser medida em termos de satisfação dos clientes e não
em termos de indicadores internos. Se você executa e gerencia seus serviços de
acordo com as necessidades de seus clientes e utiliza indicadores para corrigir
os desvios, sua empresa é sustentável.
FONTE: OMC Consult
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