quarta-feira, 16 de julho de 2014

A LOGÍSTICA OPERACIONAL DA SELEÇÃO ALEMÃ



Aqui estou, também, comentando sobre um dos maiores espetáculos do mundo, o Futebol. Não sou especialista mas o que se observou foram alguns aspectos como: antropológicos, sociológicos, filosóficos, tecnológicos e políticos, dignos de tese de doutoramento.

A mídia especializada não fez referência e nenhum comentário sobre o grau de escolaridade da Seleção Alemã. Fui buscar informações sobre o assunto e o que se constata, é que seleções Europeias e grandes Clubes de Futebol os jogadores tem nível superior.

O Treinador Joachim Löw – porte atlético, diferente do Felipão “barrigudo” – e sua equipe já havia se tornado uma parte da história com a sua vitória de 7-1 sobre o anfitrião Brasil na semifinal. 
Sucesso nunca pode ser totalmente planejado; boa e ou má sorte pode desempenhar um papel muito grande para isso no futebol. Mas pode-se tentar conter a influência de fatores imponderáveis, tanto quanto possível, com a ajuda de boas ideias. 
Cada pequeno detalhe foi pensado no Brasil pela Seleção Alemã (DFB), desde a escolha e da arquitetura da base da equipe Campo Bahia, até a de escolher as cores do Flamengo, clube mais popular do Rio de Janeiro, para fora shirt da Alemanha. 
E por último mas não menos importante, a equipe nacional Alemã também se beneficiou de tecnologia inovadora desenvolvida em conjunto com a SAP. Essa jornada começou no ano passado quando a equipe nacional Alemã, o gerente geral Oliver Bierhoff, conduziu algumas "pesquisas de mercado" dentro do vestiário. Ele descobriu que os jogadores estavam mais felizes ao se comunicar uns com os outros através de plataformas digitais. 
A comunicação entre os jogadores, foi uma das principais preocupações durante a fase de Planejamento do torneio. Bierhoff teria encomendado à SAP para desenvolver um aplicativo que facilitaria o intercâmbio de troca de informações sobre a programação da equipe, bem como dados sobre os adversários.
A SAP desenvolveu um aplicativo chamado SAP Jogo Insights baseados na tecnologia SAP HANA que sincronizando com os dados dos olheiros, com as imagens de vídeo retirado do campo para torná-lo fácil para os treinadores  identificarem momentos chave do jogo. Bierhoff gostou tanto que pediu SAP para ter a solução pronta para a Copa do Mundo no Brasil.
Em apenas seis semanas, SAP Jogo Insights foi desenvolvido de uma forma que permitiu aos treinadores, funcionários e jogadores fazer uso dos dados por si mesmos. Jogadores e treinadores rapidamente levaram para trabalhar com SAP Jogo Insights. A tela sensível ao toque foi colocado na sala dos jogadores no campo base. Em cima disso, o aplicativo foi baixado para dispositivos móveis.
A Federação Alemã de Futebol (DFB) voltou a enfatizar seu compromisso mútuo de levar o futebol para outro nível, apresentando a solução SAP Jogo Insights para o futebol, que foi o resultado de um projeto de inovação cooperada entre a SAP e a DFB.
Esta solução rodando em plataforma SAP HANA se destina a facilitar a análise da formação, preparação e torneios. Ele também tem a intenção de permitir que treinadores e olheiros possa processar grandes quantidades de dados para encontrar e avaliar situações chave em cada jogo para melhorar o desempenho da equipe e jogadores.
O objetivo do projeto de inovação cooperada entre SAP e os treinadores da equipe nacional de futebol alemã foi a construção de uma solução inovadora que melhorou o desempenho em campo que antecederam a Copa do Mundo de 2014. 
A SAP Jogo Insights está sendo prevista para possuir uma interface com usuário simples, que poderá ser usado por jogadores e treinadores para facilitar um diálogo mais interativo para interrogar a equipe e se preparar para os jogos futuros.
"O envolvimento da SAP transformou a experiência de futebol para treinadores, jogadores, fãs e da mídia", disse Oliver Bierhoff, SAP Embaixador e gerente da equipe nacional de futebol alemão”. 
"Imagine o seguinte: Em apenas 10 minutos, 10 jogadores, com três bolas pode produzir mais de 7 milhões de pontos de dados. O SAP HANA pode processar isso em tempo real. Com o SAP, nossa equipe pode analisar essa enorme quantidade de dados para personalizar o treinamento e se preparar para o próximo jogo ".
A Seleção Alemã vai usar SAP Jogo Insights em fase adoção antecipada para análises de preparação e pós dos jogos durante a Copa do Mundo no Brasil. Melhorar o portfólio de produtos da indústria da SAP para esportes e entretenimento, SAP Jogo Insights se destina a ser oferecido a outros clubes e federações de futebol também.
"Hoje, cada equipe de esportes está procurando maneiras inovadoras para ganhar uma vantagem competitiva sobre seus rivais", disse Bierhoff. "Estamos representando uma das equipes mais bem sucedidas do mundo. A DFB está empenhada em fornecer a seleção alemã com a melhor tecnologia para maximizar o seu desempenho. SAP atende a esse critério exigente "
Os insights também são destinados a ser benéfico para os meios de comunicação, o que lhes permite entregar um comentário melhor informados.
"Dados Grande é um recurso incrível para treinadores e jogadores para contextualizar informações e tirar conclusões bem fundamentadas para otimizar o treinamento e táticas", disse Fadi Naoum, vice-presidente sênior, Aplicação e Inovação chefe de Esportes e Entretenimento, SAP AG. "É chegada a hora de fazer esse tipo de informação acessível ao jornalismo esportivo e os fãs também."
"O mundo dos esportes está mudando, com a tecnologia inovando cada área: a experiência dos fãs, o monitoramento do desempenho do jogador, gestão de equipe, emissão de bilhetes e as operações de local", disse Stefan Wagner, diretor da SAP Labs no Brasil. "A DFB está disposta a liderar esta transformação na indústria”. 

O que se constata é que a tecnologia SAP Jogo Insights contribuiu decisivamente para a merecida vitória da Seleção Alemã. Simples Win! Parabéns para a Seleção Alemã!
O leitor poderá se perguntar: onde entra a Logística Operacional?  Terei prazer em esclarecer e mostrar!  Comente que responderei.
FONTE:

Um comentário: