sexta-feira, 27 de junho de 2014

DESVENDANDO O SEGREDO DA LOGÍSTICA OPERACIONAL


Você é daqueles Empresários que confunde “apurado com lucro”? Que prefere ter prejuízo ao final de um exercício fiscal do que investir em Treinamento?  Que se confunde com um Processo de fluxo de caixa? Sabe que tem problemas com a queda nas vendas? Toma decisão? Pensa que Sabe tudo?

Daqueles Empresários que põe em dúvida as rápidas mudanças de mercado? Pensam que podem resolver todos os problemas de hoje com aquelas Soluções utilizadas há vinte anos passadas?  Que a solução para crises é demitir pessoal? Que aumentando as vendas sem Planejamento melhora fluxo de caixa?

Supondo-se que você Empresário queira fazer um diagnóstico de sua empresa/negócio! Qual especialista iria consultar?
Ø  Um otorrinolaringologista - (melhorar a audição, aprender a ouvir)
Ø  Um Oftalmologista? - (Melhorar a Miopia)
Ø  Um Pediatra? (Conflito de Infância!)
Ø  Um Geriatra? (Medo, cuidado com a Velhice)  
Ø  Um Psiquiatra? (Que decisão tomar?, O Como fazer?, Qual caminho a seguir?)

Consulta concluída, o Especialista poderá recomendar a Profilaxia para seu Negócio. Essa recomendação é feita, no mundo todo, seguindo rigorosamente a receita; o Planejamento.
Outra recomendação no receituário do Especialista para hipertensão é a Logística Operacional,  várias vezes ao dia, daí em diante, até...

Tenho percebido, em mais de quinze anos de vivência em Logística, que todo e qualquer Planejamento só se realiza, comprovadamente, através da Logística Operacional. 
Em qualquer Negócio, é o Operacional quem alimenta o fluxo de caixa da empresa.

Nesses vinte cinco anos de vivência profissional, tive a oportunidade de acompanhar o crescimento e quebra de várias Empresas em diversos setores da economia: pequenas, média e até grandes corporações.  

O que tem em comum entre elas? Pode-se dizer, é a Miopia nos Processos Operacionais, esquecem e negligenciam o básico: Investimento em Treinamento na base da Pirâmide; o Operacional. Isso é crucialmente importante.

Até se pode arriscar e apresentar uma causa específica para o não ou baixo Investimento em Treinamento do Operacional que é a teimosia dos empresários na miopia de Mercado. Isso se mostra um dos fatores preponderante. O Mercado muda, inovações tecnológicas, independentemente de se querer ou não.

Não é na Alta nem na Média Gerência que é gerado receita de uma empresa. Os recursos financeiros que alimentam o caixa de um negócio vem lá do Operacional. Porque então os muitos Empresários são Míopes em relação ao Investimento no Treinamento Operacional?

Culturalmente fala-se que determinados segmentos do setor produtivo não sobrevivem sem os benefícios nos três níveis de Governos. Preferem ficar com “o pires na mão” do que investir em Tecnologia e Treinamento do seu Operacional.

Empresários em situações falimentares fazem contratações, nas últimas, de Profissionais, Especialistas e Consultoria esperando milagres.  Isso é muito comum até hoje. Esses podem até saberem que essas situações são “boicotes e sabotagens”  inconscientes ou não de seus próprios colaboradores, cansados de não se sentirem fazendo parte da empresa, sentirem-se rejeitados pela média e alta gerência.

A solução, tenho ratificado, é simples: Treinamento – Treinamento e Treinamento!  Se acordarem a tempo podem se salvar de quebrar. Estatísticas comprovam que, para cada real investido em Treinamento o retorno é de três reais ou mais do Investimento em Treinamento.

Dois terços da maioria dos gargalos nos Processos das Empresas se encontram no básico e fundamental: no Operacional, a base da pirâmide.

Para concluir, especialistas ao redor do planeta afirmam que, os anos de 2014 até 2020, estarão se configurando atípicos, surpreendentes, de grandes e rápidas mudanças em todos e nos mais diversos setores da economia global.

Empresários mais atentos, e não Míopes, estarão com suas Equipes Operacionais bem preparadas, treinadas para as eventualidades e rápidas mudanças de mercado. Quem permanecer no mercado irá comprovar minha afirmativa.

Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário