“A Inteligência é a simplificação do Processo para Resiliência”
Prof. Ms. Delano Gurgel do Amaral
Pode-se perceber que, no
Brasil de hoje, há grande influência da Inteligência Logística nos Processos
Operacionais nas empresas. Houve um aumento mais consciente da necessidade em
conhecer sobre os Processos Logísticos na formatação de cursos Técnicos, Graduações,
Especializações e até Mestrados no Brasil.
Inteligência Logística
envolve um conjunto de Competências e Habilidades Técnicas que permite à
empresa(ao Negócio) dar resposta mais rápida e eficaz frente a concorrência as necessidades
apresentadas pelos potenciais Clientes.
É através da
Inteligência Logística que o Negócio ou Célula de Negócio consiga produzir Soluções
ágeis, diferenciadas, personalizadas e perfeitamente alinhadas com as
necessidades e expectativas de seus Clientes.
A conceituação
de Inteligência Logística, muitos a confundem com a área de Projetos
Logísticos, responsável pelo desenho e dimensionamento Técnico de Operações
Logísticas e pela implantação de Projetos de Melhoria Contínua.
A Inteligência Logística
é muito mais abrangente e não pode ser compreendida como um departamento de
linha ou de staff numa empresa. É uma
atividade com muitas funções e em alguns casos, envolve muitos Negócios e empresas.
A Inteligência
Logística também envolve, que:
§ Operacionaliza os Processos do Planejamento Estratégico;
§ Dar suporte técnico ao redesenho e desenho de Processos
Operacionais;
§ Realiza inventários de Estoques nos Almoxarifados(armazém);
§ Realiza Auditoria, de conformidade, nos Processos Operacionais;
§ Elabora Projetos de Treinamentos para melhoria dos Processos
Operacionais;
§ Elabora Contratos e identifica oportunidades junto aos Clientes;
§ Traça perfil, identifica e Negocia com Fornecedores, para manter Suprimentos(SC);
§ Auxilia na elaboração da Estratégia Global do Negócio;
§ Auxilia na Precificação e Análises Financeiras para alimentar
Fluxo de Caixa;
§ Faz análise de questões fiscais(Legislação) de Frete nos Transportes
para minimizar cursos;
§ Aplicação de Sistemas de Informação junto ao Cliente;
§ Realiza análise de indicadores de desempenho;
§ Identifica oportunidades para futuros Projetos Logísticos;
§ Planeja implantações na melhoria de Processos na Produção e Serviços(JIT);
§ Analisa mercado e concorrência;
§ Aplicação de Tecnologia da Informação(EDI) e Reengenharia de Processos;
§ Faz manutenção de bancos de dados (Big Data);
A Inteligência
Logística é um Processo, ou como muitos a denominam de Função, vital para o seu
Negócio ou sua empresa e, sem ela, perderá competitividade em preços e em
níveis de serviços.
Pode-se entender
a Inteligência Logística como uma terceira visão, sem Miopia, e passar a
enxergar com mais visibilidade seus Clientes e concorrentes.
Este crescimento da Inteligência Logística no Brasil, nos últimos anos,
deve-se também ao aumento da concorrência de mercado.
Uma concorrência que vem se
tornando cada vez mais acirrada, em que as empresas ou qualquer Negócio em que
atuem, devem ter a capacidade de responder mais rapidamente e com mais eficácia
às mudanças de mercado e às exigências dos Clientes.
Não se pode perder o foco da
Qualidade dos Serviços Prestados aos Clientes. Quanto ao retorno financeiro do
Negócio no Brasil, na maioria das vezes está atrelado a baixos percentuais de
rentabilidade.
Isto se deve a Coerção
Tributária (40%) feita pelo Governo no Brasil. Isso incide também na folha de
pagamento de Pessoal das Empresas que são encargos, impostos e contribuições
sociais, retidos e recolhidos na fonte pelo Governo que acrescentam Custos do
Negócio. É notório, é a maior causa de desemprego de funcionários nas empresas.
Dessa forma, as empresas têm
que buscar meios que possam mantê-las lucrativas em seus mercados, que as
permitam ser percebidas pelos Clientes como empresas qualificadas a
satisfazê-los e que consigam manter a estrutura de custos controlada e em um
nível aceitável.
Para tanto, utiliza-se Estratégias,
Processos e recursos que possam prepará-las para este desafio, porém, nenhum
desses pilares trará efeitos positivos se elas não tiverem um Capital Humano bem
qualificado e Treinado para conviver nesse cenário.
É a partir dessa
Qualificação Profissional que as empresas conseguem alcançar maiores resultados
e melhores desempenhos, tornando-as mais competitivas. Com profissionais
qualificados as ameaças e oportunidades presentes no mercado podem ser melhor
trabalhadas, juntamente com a redução das fraquezas organizacionais e
incremento de suas forças. É exatamente nesse pilar que se sustenta a
Inteligência Logística.
Conceitualmente, a
Inteligência Logística deve ser entendida como um conjunto de competências e
habilidades técnicas que permite à empresa responder de maneira mais rápida e
eficaz perante a concorrência aos desafios apresentados pelos potenciais e atuais Clientes.
Isso significa que a partir
de uma visão crítica e racional, a Inteligência Logística objetiva orientar os
Processos Organizacionais e produtivos direcionando-os para o alcance dos
resultados desejados com menores custos.
Na prática, a Inteligência
Logística corresponde a atividades com várias funções, ou até mesmo várias empresas,
que agregam conhecimentos e habilidades ao Capital Humano em prol de melhores
resultados Organizacionais e evolução dos Processos Logísticos, mesmo que
algumas pessoas não estejam diretamente ligadas à própria Operação Logística.
Não podemos esquecer que
todos os Processos, áreas ou setores de uma empresa estão direta ou
indiretamente ligados, e que todos compõem um Sistema Integrado e que
influenciam o resultado final.
Assim, um bom resultado das
Operações Logísticas não acontece apenas pelos profissionais que atuam
diretamente na área, mas também pela participação de áreas de suporte.
A integração de pessoas com
Habilidades e Conhecimentos Técnicos de cada área permite uma visão mais
generalista dos cenários, sem perder o foco das particularidades de cada uma
que influenciam e impactam no resultado final das operações.
Com essa integração, no momento
das tomadas de decisões, fatalmente aparecerão os chamados trade-offsou compensações, ou seja, objetivos desejados que para
serem alcançados necessitam de ações que se contradizem ou que anulam a força
da outra.
Porém, esses trade-offsobrigam a organização a pensar
mais objetivamente nos resultados desejados para os Clientes e para a própria
empresa, reduzindo a probabilidade de erros nas decisões, aprimorando os
Processos Logísticos e tornando-se, consequentemente, mais competitiva no
mercado.
Para concluir, somando-se a
estas considerações, a Inteligência Logística permite que as Operações Logísticas
sejam pensadas não apenas em curto prazo, mas, buscando o equilíbrio Operacional,
Treinamento, a fim conseguirem resultados consistentes e efetivos, preocupando-se
também com a melhoria contínua dos serviços ao longo do tempo.
E como conclusão, podemos
afirmar que a Inteligência Logística fomenta a Produção de Soluções
diferenciadas, criativas e direcionadas aos interesses e necessidades dos Clientes,
apresentando-se como diferencial competitivo diante da concorrência.
Fonte: TigerLog
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