quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Funções do Setor de Compras

A função do setor de compras consiste em obter do exterior da empresa os materiais, produtos e os serviços necessários ao seu funcionamento, nas quantidades e prazos estabelecidos, respeitando os níveis de qualidade predefinidos e,ao menor preço que seja possível no mercado.
Entre as principais atividades do setor de compras, está em selecionar e qualificar fornecedores; avaliar o desempenho dos fornecedores; negociar contratos; comparar preços, qualidade e serviços e programar as compras.
Pode-se acrescentar ainda ao setor de compra que estabelece os termos das vendas; prever as mudanças de preços, serviços e demanda; especifica a forma em que os produtos devem ser recebidos; melhorar o posicionamento competitivo da organização.
O setor de compra ainda promove um fluxo ininterrupto de materiais e serviços necessários à operação da empresa; mantém o investimento em estoque e desperdício em um nível mínimo; mantém um padrão de qualidade adequado e também conseguir os menores preços dos produtos e serviços.
A partir da década de 80, sob a influência da filosofia japonesa Just-in-time, muitas empresas norte-americanas e brasileiras, começaram a adotar a compra em pequenos lotes.
A partir da década de 90, a globalização, a reengenharia de atividades, o aumento da competição e a pressão para redução de custos, fizeram com que a atenção das empresas fosse desviada para a área de Compras.
Os setores de compras têm como principais responsabilidades os objetivos a escolha de  fornecedores  adequados e a negociação de  preços.
É legítimo afirmar que são necessários contributos de outros departamentos tanto para a pesquisa e avaliação de  fornecedores como para a negociação de preços.
Segundo a observação anterior, e num sentido amplo, induz-se também que comprar é uma responsabilidade de todos.

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