quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que é um Setor de Compras e sua Importância

Compras – é o setor pelo qual as empresas definem os itens a serem comprados, identificam e comparam os fornecedores disponíveis, negociam com as fontes de suprimentos, firmam contratos, elaboram ordens de compras e finalmente, recebem e pagam os bens e serviços (benefícios) adquiridos.
Hoje já se tornou até um chavão que “para se vender bem tem que se comprar bem”. Por isso os empresários conscientes, visionários e empreendedores sabem da importância das compras nos seus negócios.
O setor de compras têm várias atividades fim, como por exemplo;
Conseguir informações de preço – manter sempre os históricos referentes a materiais e fornecedores;
Colocar os pedidos (ordem de compra): contrato formal entre a empresa e o fornecedor classificado, deverá constar todas a condições estabelecidas nas negociações;
Acompanhar (follow up) os pedidos: manter sobre controle todos pe Análise de preço: Analisar e comparar todos os orçamento adotando sempre critérios bem claros de eliminação
Análise de preço: Analisar e comparar todos os orçamento adotando sempre critérios bem claros de eliminação
Verificar notas fiscais;
Manter registros e arquivos; e
Manter relacionamento com vendedores.(monitorar a saída).
Na visão moderna de compras está relacionada ao sistema logístico empresarial, tem como função principal de manter uma posição competitiva de mercado, agregando valor ao serviço numa (operação lucrativa).
Não se deve tratar o setor de compra isoladamente, mas como uma atividade que tome as decisões integradas e sempre interagindo com todas as áreas da empresa e do mercado.
É fundamental que as compras dê suporte também ao processo produtivo, suprindo-o de todas as necessidades de materiais.
As compras deve ser encarada como uma grande ferramenta na redução de custo de uma empresa (negociação de preço, busca de materiais alternativos e incessante desenvolvimento de novos fornecedores “parceiros”) e como uma função estratégica.


Clique no link acima e veja o curso Inteligência de Mercado no Plano de Compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário