sábado, 3 de agosto de 2013

O que é Logística Empresarial

Surge o conceito de logística motivado por uma nova atitude do consumidor,  pelo desenvolvimento do conceito de custo total e pelo início da preocupação com o serviço ao cliente.
Logística Empresarial é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Logística é o centro nervoso de uma Organização.
É a atividade viabilizadora de negócios, não apenas por aproximar as partes – os vendedores e os compradores – mas, essencialmente, para reduzir drasticamente custos com materiais e sua movimentação.
A logística se preocupa em encontrar o caminho mais ágil e econômico para juntar  demanda e oferta, permitindo preços acessíveis, dentro dos prazos e dos padrões exigidos pelo cliente.
De 1970 a 1980: tem-se a consolidação dos conceitos e um esforço logístico para aumentar a produtividade.
Este esforço deu-se em função da crise do petróleo com elevação dos custos de transportes.
A filosofia econômica dominante passou de estímulo da demanda para melhor administração dos suprimentos.
Controle de custos, produtividade e controle de qualidade passaram a ser áreas de interesse, à medida que as empresas tentavam enfrentar o fluxo de mercadorias importadas.
A missão da Logística Empresarial é dispor o produto/serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior  contribuição à  empresa (cria valor).
A Logística Empresarial é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer as necessidades do cliente, facilitar as operações relevantes das funções  produção e marketing.
O desafio da Logística Empresarial atualmente é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos dos clientes de modo a alcançar os objetivos do negócio. A logística deve otimizar (custo, tempo e qualidade) o uso dos recursos empresariais
A importância da Logística Empresarial estão nos custos, na integração, no atendimento personalizado cria: valor de tempo (estoques) e valor de lugar (transportes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário