quarta-feira, 11 de julho de 2012

BMW processa marca chinesa por "genérico" do Mini Cooper


A montadora BMW trava uma disputa judicial para tirar do mercado brasileiro o carro chinês Lifan 320, que seria um genérico do Mini Cooper, da fabricante alemã.
O desembargador Luciano Rinaldi, do Tribunal de Justiça do Rio, suspendeu na segunda-feira a liminar que proibia a importação e a comercialização do modelo.
O carro começou a ser comercializado no país em 2008. Neste ano, já foram vendidas 629 unidades.
Uma decisão judicial, de 18 de maio, proibira a venda, determinação que deveria ser cumprida em 60 dias.
Ao suspender os efeitos dessa decisão, Rinaldi alegou que a ordem de retirar os veículos chineses do mercado só deve ser tomada quando houver posição final sobre a questão. "Os sólidos argumentos apresentados pelas partes confirmam a complexidade do tema", escreveu.
 modelo chinês Lifan 320, alvo de disputa judicial movida pela BMW, que o considera plágio do Mini Cooper (no destaque)
O modelo chinês Lifan 320, alvo de disputa judicial movida pela BMW, que o considera plágio do Mini Cooper



A BMW acusa a empresa Ever Electric, representante dos chineses no Brasil, de promover "uma concorrência desleal e parasitária, pela imitação do aspecto visual do Mini Cooper".
À Justiça, os advogados do escritório Danneman Siemsen, representantes da BMW, acusam o fabricante chinês de copiar até mesmo a estilização da pintura, com "faixas brancas no capô frontal e a cor da capota diferente da carroceria do veículo."
A defesa da Ever Electric diz que não haveria concorrência desleal porque as características são distintas.
Com as taxas de importação, o Mini Cooper custa em torno de R$ 150 mil no Brasil. Já o Lifan 320 é vendido por R$ 30 mil, em média.
A semelhança entre os dois veículos pode ser constatada, pelo menos, na propaganda da marca chinesa.
Para badalar o carro em eventos, os revendedores no Brasil contrataram um sósia brasileiro de Mr. Bean, personagem do comediante britânico Rowan Atkinson, que aparece em filmes a bordo de um Mini Cooper.

Folha



Um comentário:

  1. Aqui em Fortaleza tem uma concessionária do carro Lifan 320. Fiz test-drive e gostei. O motor é da Toyota 1.3 do antigo Corolla. Super econômico. Especulações dão conta que uma montadora instalada no Brasil já tentou boicotar a importação do Lifan 320, mas foi em vão.Fazendo alusão ao que disse um famoso estilista internacional: "o que é bom, é para ser copiado". Copia: Folha São Paulo 10/07/2012

    ResponderExcluir