segunda-feira, 28 de setembro de 2015

COMO ESTÁ A GESTÃO DO SEU PROCESSO LOGÍSTICO?


 Frota própria ou terceirizada?
Quando o assunto é transporte, muitas pessoas se questionam se vale a pena investir em frota própria ou terceirizar o processo.

Para chegar a uma resposta satisfatória, é sempre bom lembrar que o transporte é uma atividade de meio, que não agrega valor ao produto final comercializado pela empresa.

Logo, o melhor caminho será aquele que oferecer um custo menor. Não tem jeito, tem que pegar papel e caneta e fazer as contas! Adquirir e manter uma frota de veículos tem um custo.

Se o movimento mensal de carga da empresa é muito pequeno, talvez a manutenção de uma frota própria não seja a alternativa mais eficiente neste momento. No entanto, conforme as vendas aumentam e o mercado se expande, ter uma frota própria pode sair mais barato e render até menos dor de cabeça, pois oferece um controle maior sobre as entregas.

Como dimensionar e gerir a frota?
Se você já fez os cálculos e optou pela frota própria, então o passo seguinte é dimensionar essa frota. Em tese, o dimensionamento é uma tarefa fácil, se você já faz uma boa previsão de demanda.

Bastaria estabelecer a demanda mensal de carga, a capacidade de cada veículo e a velocidade média de deslocamento na rota escolhida. Apesar de não ser uma tarefa difícil, o gestor da área não pode deixar de levar em consideração todos os detalhes envolvidos na operação. 

Recomenda-se que seja feito um passo a passo detalhado de todas as etapas necessárias para a execução da tarefa.

Em geral, os erros mais cometidos são:

  Ø  Má escolha da rota (por falta de um estudo aprofundado);
Ø  Não considerar tempo necessário para o almoço e descanso do motorista;
Ø  Deixar de incluir um intervalo de variabilidade em razão de condições meteorológicas e de condições da pista;
Ø  Esquecer cálculo do tempo necessário para realizar a carga e a descarga.

Para facilitar decisões que combatem essas dificuldades, há algumas formas de controlar essa frota e, de quebra, economizar.

A telemetria, por exemplo, é um sistema de monitoramento que permite medir o impacto financeiro de comportamentos inadequados dos motoristas.

Mas não o confunda com o rastreador! Apesar de também muito importante, o rastreador é utilizado para garantir a segurança da carga e promover um bloqueio de pronta resposta, se necessário.

A telemetria, por outro lado, prevê uma maior eficiência da frota e previne acidentes. Entre as várias leituras que os sensores da telemetria fazem no veículo em que são instalados, o empreendedor pode descobrir se a rota de um carro poderia ser menor, se ele está passando muito tempo ocioso, se poderia estar utilizando melhor o combustível, se precisa de manutenção, entre outras medições. 

Há diversas práticas rotineiras de motoristas, propositais ou não, que acabam sendo bastante prejudiciais ao negócio.

Por exemplo, o excesso de velocidade é costumeiro nas estradas brasileiras, mas já foi provado que, andando a {mais de 80km/h, o rendimento de um veículo cai, em média, 25%º}. Isso significa que, em vez de fazer 10km/L litro de combustível, ele faria 7,5km/L. 

Fora o risco que isso traz à vida do motorista e outras pessoas, considere o volume de veículos e os altos gastos com combustível em uma frota própria. Imagina quanto isso não impacta no fim do mês?

Fazendo uma análise dos dados providos pela telemetria, é fácil criar diretrizes de comportamento e um sistema de metas e recompensas para seus funcionários. Seguido à risca, o retorno do investimento vem em 15 dias de uso.

Como escolher uma transportadora?
Se, ao contrário, você optou por terceirizar o processo, é importante saber escolher bem a transportadora que seja muito mais do que um mero prestador de serviços. O ideal é procurar um verdadeiro parceiro para integrar a cadeia.

Aqui, é importante buscar mais do que simplesmente o menor preço. Confiança, competência e transparência são valores indispensáveis para este tipo de relacionamento. Lembre-se: você está confiando a um terceiro a execução de uma etapa vital do seu negócio!

FONTE: Endeavor




Nenhum comentário:

Postar um comentário