
A Logística é a parte do Processo da Cadeia de Suprimentos que planeja,
implementa e controla de forma eficiente e efetiva o fluxo e a armazenagem, de
bens, serviços e informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de
consumo buscando o atendimento das exigências do consumidor.
A Logística Lean ou Enxuta(LE) é uma iniciativa de longo prazo. A
base para a Logística Enxuta é o KAIZEN (melhoria contínua) que por
sua vez tem o ciclo PDCA (ciclo de Deming) como ponto de partida.
A Logística Enxuta é uma abordagem prática. Então se deve começar; nada
de Planejamentos intermináveis (por que o Operacional não toma
conhecimento), que normalmente não são executados.. Se começa por identificar o VALOR para o
Cliente. Depois identifica-se as perdas e tratar de eliminá-las.
As empresas em geral estão divididas em departamentos (Marketing,
Vendas, Pós-Vendas, Produção e Distribuição) e que as informações não fluem
agilmente entre eles. Ao começar a procurar internamente o que o Cliente
valoriza e quais são os problemas, sempre se é surpreendido com as informações
que aparecem.
Fazendo uma análise de valor agregado aos clientes, descobriu-se com os
motoristas que a maioria dos clientes gostaria que estes fizessem sugestões de
reposição, desde que se mantivesse um limite mínimo de estoques. A implantação
simplificou os controles, diminuiu as faltas de estoques e aumentou as vendas
para estes clientes.
Depois de avaliar as informações sobre os clientes, visita-se o cliente.
Não se limite ao pessoal da área comercial, leve a engenharia, operações,
logística, produção, customer service, etc. Reclamações e
sugestões de clientes é um TESOURO. Podem surgir grandes oportunidades no
desenvolvimento de novos produtos, pedidos e redução na falha de entrega.

CICLO
PDCA – DEMING
Exemplos de PERDAS (MUDA) que Não Agregam Valor nos DPA-Depósito de
Produto Acabado:
§ Os pedidos são processados em lote;
§ Os produtos chegam em paletes sem padrão, são descarregados e
repaletizados; (DEMORA e ESFORÇO DESNECESSÁRIO);
§ Separadores de pedidos esperam
reabastecimento do “picking” para retirar produtos; (FALTA DE
ESPAÇO)
§ Embarque aguardando item faltante para
o pedido ser completado; (PERDA TEMPO E ESPAÇO)
§ Produtos aguardando conferência para
dar entrada no estoque; (PERDA TEMPO, ESFORÇO e ESPAÇO)
§ Contagens de produtos por causa da
falta de contentores padronizados; (ESFORÇO DESNECESSÁRIO e PERDA TEMPO);
§ Descoberta da falta de produtos na
ocasião da retirada; (PERDA TEMPO e ESFORÇO).
Quando há PERDAS, os fluxos
de materiais tendem a ser interrompidos, tem um comportamento irregular e
acumulo de estoque. Podemos entender isto com o nível d’água no rio. Quanto
maior for o nível do rio, o seu estoque também estará encoberto ou seja não
identificamos os nosso problemas de fluxo. A partir do momento em que
diminuímos o nível do rio ou nível do estoque, começarão a aparecer as pedras
que são os nossos obstáculos ou Perdas que devem ser eliminados. A solução será
eliminar as Perdas e abaixar o nível do estoque e fluir normalmente.
Para entender e eliminar as Perdas,
temos que identificar os três tipos de atividades:
a) Atividades
que Agregam Valor: Transporte de produtos ao cliente;
b) Atividades
que Não Agregam Valor e são necessárias: Estocagem de produtos de alta
movimentação e demanda regular em Porta Paletes
para posterior retirada e abastecimento na área de picking;
c) Atividades
que Não Agregam Valor: Separador confere as quantidades quando entrega
para a expedição e a expedição e confere novamente.
Acompanhe o fluxo do pedido
desde a entrada até o recebimento dos produtos pelos clientes finais juntamente
com todas as áreas envolvidas. Identifique as Perdas de acordo com as
atividades envolvidas e elimine as que Não Agregam Valor imediatamente.
Estoques excessivos são perdas para a logística enxuta. Até um certo nível, o
estoque agrega valor ao serviço do cliente, na forma de disponibilidade de
produtos. Acima deste limite, o estoque é puro desperdício (PERDA).
Exemplos de 7 PERDAS (MUDA) da Logística Enxuta:
1) Super
oferta por quantidade: Lotes maiores que a real necessidade;
2) Super
oferta por antecipação: São derivados da lógica de “empurrar’; materiais
solicitados pela produção muito antes da utilização;
3) Perdas
por espera: Kits sendo montados esperando por peças, materiais na área de
estocagem esperando para ser movimentados até área de picking;
4) Perdas
por defeitos: Quebra de equipamentos;
5) Perdas
por movimentação e manuseio: Produtos de alto giro na área de estocagem são
colocados e retirados múltiplas vezes das posições Porta-Paletes;
6) Perdas
por processamento: embalagens intermediárias, notas fiscais erradas,
quantidades erradas;
7) Perdas
P: A previsão de demanda é considerada e alterações frequentes causam alternadamente
ociosidade e falhas no atendimento.
As perdas P são as mais difíceis de enxergar:
§ Comece
reduzindo os lead times e persista;
§ Não
confunda plano com previsão. A previsão pode mudar sem que seja necessário
alterar os planos;
§ Reduza
os lead times sem gerar estoques em
outros pontos do fluxo logístico;
§ Reduzindo
os lead times, a dependência das
previsões é menor;
§ Meça
a acuracidade da previsão;
§ Melhore
a acuracidade de previsão (utilize as técnicas adequadas);
§ Examine
os custos logísticos globalmente.

Benefícios do LEAN
Menos esforço
humano na distribuição de produtos;
As
Perdas/Desperdícios/ Falhas são menores;
Pode-se fazer
mais com menos recursos;
Os prazos de
entrega são menores;
O uso da
tecnologia é seletivo: são necessários menos ativos e espaço;
Aumenta a taxa
de agregação de valor ao cliente;
Os estoque são
menores, embora o atendimento ao cliente melhore;
As margens de
lucro são maiores a longo prazo;
Os principais
indicadores financeiros melhoram, retorno sobre investimento, lucratividade,
fluxo de caixa e custos.
Fluxo de valor é a expressão
que melhor define o que é “Lean”. Os
clientes querem ser atendidos em suas necessidades mesmo quando não conseguem
expressá-las claramente. Clientes fiéis são provavelmente, aqueles atendidos na
qualidade certa e no local desejado, pagando o preço justo e com a percepção do
valor obtido com o produto.
Juntamente com os produtos,
os valores desejados estão fluindo para os clientes. Entretanto estas falhas
prejudicam o fluxo de valor e influem nos indicadores financeiros. Perdas como
esperas, defeitos e movimentações desnecessárias prejudicam o fluxo de
produtos. Para eliminar estas perdas e agregar valor ao cliente, a Logística
Enxuta tem uma série de técnicas que estão baseados nos conceitos Lean.
VALOR -
É criado quando as necessidades e os desejos dos clientes são perfeitamente
entendidos e os processos lhes atendem;
ELIMINAÇÃO
DAS PERDAS – Eliminar o que não agrega valor: esperas, atrasos,
estoques excessivos, movimentações desnecessárias. As perdas prejudicam o
fluxo;
FLUXO DE VALOR – Na Logística
o valor é entregue através do fluxo de produtos em direção ao cliente (somente
a quantidade desejada, na qualidade desejada, no momento exato, sem ruptura e
sem perdas);
SIMPLES, MAS NÃO SIMPLÓRIA –
Fazer o simples primeiro. Não quer dizer fácil, nem instantaneamente. A
Logística enxuta torna-se simples à medida que conhecimento Lean é adquirido para aplicá-lo e transformá-lo em resultados;
PUXAR – O
cliente puxa a demanda. Antecipar-se à demanda (empurrar) é perda. Produzir
antecipadamente gera estoques que incorrem no risco de não serem vendidos. Se
somente a quantidade que o cliente que é movimentada, no momento exato – Just
in Time – a necessidade é atendida sem excesso de estoque;
PRÁTICA - Vá
ver. Vá ao local onde o valor é criado (no cliente, no armazém, na doca, na
produção, no planejamento). É lá que estão as oportunidades de criar valor e
reduzir as perdas. Visite os processos, fale com as pessoas. Depois aja.
TRANSFORMAÇÃO ENXUTA –
É o ponto mais difícil. Não confunda com aplicar ferramentas. A mudança física
é acompanhada pela transformação das pessoas. Gerar comprometimento tem sido um
desafio difícil para os gerentes e colaboradores. Acordos tácitos mantêm as
pessoas na zona de conforto para evitar ameaças presumidas (descobrir falhas,
perda de controle, perda de status, “menos estoque é risco”, não estar
“ocupado”, etc.) Transformação enxuta é um processo de Liderança.
A Logística Enxuta envolve a
prática, desde que o nível de conhecimento sobre o Lean seja suficiente. Não é possível estabelecer o Just In Time num sistema instável. A
perfeição em puxar, vender um, produzir um e embarcar um não admite falhas. Se
somente uma unidade do produto for programada para entrega e for perdida, o
fluxo interromper-se-á com prejuízo para o cliente e para a empresa. Também na
produção o fluxo unitário só é possível quando não há perdas, pois a
interrupção do fluxo, por conta das paradas de máquinas será muito frequente.
Primeiro é preciso, então
estabilizar os processos para iniciar a implementação do sistema enxuto.
Responder a demandas altamente variáveis pode custar caro. Se dentro de uma
mesma semana a demanda num certo dia é próxima de zero e noutro é acima da
capacidade da operação haverá ociosidade nos períodos de baixa demanda e
sobrecarga nos períodos de pico. Por isso em segundo lugar, depois de
estabilizar é preciso nivelar o fluxo.
Terceiro: quando os
processos logísticos estiverem estabilizados e o fluxo de produtos estiver
nivelado é possível tornar o fluxo contínuo. Mesmo que não seja ainda possível
conectar perfeitamente os fluxos internos com a demanda do cliente, haverá
grandes benefícios em termos de custos e atendimento ao cliente quando o mix de produtos é combinado para
fornecer um fluxo sem interrupções.
Quarto: quando há
estabilidade, nivelamento e fluxo contínuo, é possível fazer a movimentação dos
produtos e materiais a partir de um sinal de puxada do cliente. Tentar puxar
antes do estabilizar-nivelar-fluxo contínuo, provavelmente resultará em
fracasso, pois haverá frequentes rupturas ou altos estoques.
Finalmente o principio da
perfeição deve estar presente todo o tempo. Para puxar e fazer o fluxo contínuo
é preciso que se façam melhorias contínuas (Kaizen).
Sequenciamento:
Estabilizar:
eliminar as perdas e melhorar os problemas da má qualidade até um ponto onde
seja possível vender-produzir-embarcar pequenas quantidades;
Nivelar:
diminuir as oscilações do sistema. Picos de necessidade de produtos e variações
bruscas no mix independem o fluxo
continuo dos produtos e materiais;
Fluxo
contínuo: um ambiente estabilizado e nivelado permite que os materiais
possam fluir continuamente, com poucas interrupções;
Puxar:
embarcar, produzir, movimentar o produto somente quando há uma necessidade
real, não antes. A necessidade real não é obrigatoriamente a quantidade pedida
pelo cliente;
Perfeição: a ideia de melhoria contínua é que suporta a eliminação de perdas e falhas. Á perseguição de melhorias deve estar presente sempre.
Fonte: Logística IMAM
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