Para
se fundamentar uma estratégia, seja para que finalidade for, tem-se que ir
buscar informações de mercado, definindo-se em primeira instância o segmento ou
os segmentos de clientes que a empresa deseja.
Trata-se
de buscar informações das tendências de mercado, para onde o mercado está
apontando, indo em direção a, qual rumo está tomando, o que as pessoas estão
buscando, o que estão desejando, seus anseios, expectativas, suas necessidades
futuras.
Aconselha-se
evitar especulações das suposições de achar que o cliente deseja isso ou
aquilo. O risco de erro é demasiadamente grande quando decisões são tomadas em
cima das suposições.
As
conversas com clientes tem que ser rotina, no intuito de se desenvolver uma compreensão
mais profunda e não criar situação simples apenas de perguntar o que eles
querem. Esse esforço, se é que se pode dizer “esforço”, não é importante – é
crucialmente importante – para tomada de decisões.
Questionamentos
para estruturar a Estratégia:
v Qual
é o tipo de relação que se deseja estabelecer com os clientes?
v Que
estratégia será definida para alcançar os clientes?
v Quais
serviços os clientes precisam e como se pode ajudar?
v Qual
o problema se ajuda a resolver?
v Quais
são as aspirações dos clientes e como se pode ajudar a alcançar?
v Que
conjunto de produtos e serviços se pode oferecer para cada segmento de
clientes?
v Quem
são os consumidores mais importantes?
v Que
valor se entrega ao cliente?
v Como
os clientes preferem ser atendidos?
v Como
se podem encaixar melhor os produtos/serviços em suas rotinas?
v Para
quem se estar criando valor?
Considera-se
também um desafio é saber que clientes ouvir e quais clientes ignorar. Muitas
vezes, os segmentos de clientes que crescerão amanhã esperam hoje na periferia.
Recomenda-se
evitar focar intensamente e exclusivamente nos segmentos de clientes que já
existem e direcionar os esforços para segmentos novos ou ainda não atendidos.
Mas, antes de mais nada, é preciso explicar o que é
o Modelo Estratégico de Negócio Canvas.
Trata-se de uma ferramenta de análise de modelos de
negócios que coloca numa única folha de papel os nove blocos estratégicos que se
deve mapear para cobrir as quatro áreas principais, que são: clientes, ofertas,
infraestrutura e viabilidade financeira, e aumentar as oportunidades de
negócios.
Os nove blocos são: clientes, proposta de valor,
relacionamento, canais, atividades, recursos, parceiros, custos e receitas. Esse
Modelo de Negócios é um esquema para a Estratégia ser implementada através das
estruturas organizacionais dos processos e sistemas.
O
objetivo agora é mostrar algumas alternativas que se pode criar no longo prazo
para evitar que o cliente vá direto para a concorrência. Reter clientes é parte
de uma estratégia mais abrangente, de longo prazo, concebida para fidelizar e
criar um relacionamento com as pessoas que compram os produtos que você vende
com a expectativa de resolver os problemas.
Alguns
exemplos de tipos de relacionamento que se pode criar para gerar oportunidades
de negócios:
v Atendimento
Pessoal
v Atendimento
Exclusivo (tipo Bradesco Prime ou Santander Van Gogh)
v Tele-atendimento
(telemarketing)
v Serviços
automáticos (websites com áreas de login)
v Comunidades
v Co-criação
(colaboração)
É
importante que se integre o modelo de negócios e que os nove campos que
descrevemos acima conversem entre si, estejam harmonizados. Não escreva na sua
folha de Canvas. Use post-its, aquele adesivos coloridos, para preencher os
campos com as informações estratégicas da empresa.
Isso vai favorecer
a mobilidade necessária para mudar na medida em que a análise evolua. Afinal,
trata-se de um processo dinâmico.
PROF. Ms.
DELANO GURGEL DO AMARAL
www.universidadelogistica.com.br
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