domingo, 9 de junho de 2013

DENÚNCIAS À CORPORAÇÃO I

 O Documentário The Corporation expõe do começo ao fim a verdadeira mentalidade das corporações que na realidade em muitos casos são ajudadas por governos e o pior por governos que são vistos como exemplos.

Com o decorrer dos tempos as corporações passaram a ter uma enorme influencia sobre a vida e o modo de pensar das pessoas. A instituição dominante em nosso tempo é um paradoxo que cria um enorme poder e causa um enorme e bem escondido dano à vida das pessoas.
A Corporação age como uma águia (voando, atenta, competitiva, pronta para atacar, mas não é um abutre), sempre pronta para atingir seus objetivos e não se importando com os meios para atingi-los. As pessoas acreditam nas corporações e se deixam levar pela mensagem de boa instituição que ela passa permitindo que entrem em suas mentes e domine seus pensamentos deixando o caminho livre para que as tais pessoas jurídicas façam o que quiser sem ninguém para atrapalhar suas jogatinas.
Ao pensarmos nos primórdios da corporação durante a guerra Civil Estadunidense (dita americana), perceberemos que em sua filosofia maior estava o bem estar da população, o que com o decorrer dos anos passou a ser a menor de suas preocupações principalmente quando ficou evidente a intenção de obtenção do lucro a qualquer custo e a falta de capacidade de construir uma relação estável nos locais que cediam suas operações.
As corporações chegam a ponto de transformar aqueles há quem um dia tiveram a intenção de servir em cobaias para testar seus produtos modificados geneticamente e para diminuir custos contratam pessoas de países paupérrimos para produzirem seus produtos sem se preocupar com o bem estar destas pessoas, pagando por produção e vendendo o produto muito acima do custo de fabricação.
Seu poder e influência são tão grandes que para se instalarem em alguns países impõem incentivos fiscais que em muitos casos não merecem, pois os salários que pagam aos empregados no local onde se instalam é precário e mesmo quando trás benefícios para a localidade em muitos casos como o da marca Nike, procuram um outro local que esteja mais rentável naquele momento tornando possível que a população local retorne ao estagio que estava antes da chegada da empresa na região; A MONSANTO que fazia testes hormonais para aumentar a capacidade de produção de leite de suas vacas acarretando em danos consideráveis tanto em seus animais quanto na população, que consumia o seu leite e que agora passa a ter problemas hormonais e maior exposição a doenças como Câncer, e que produziu o famoso agente laranja usado pelo Exercito Estadunidense para desflorestar áreas do Vietnã que como consequência gerou pessoas defeituosas e os danos ao meio ambiente que evidentemente é consequência da falta de responsabilidade dessas corporações com a vida humana em geral.
Realmente é algo lamentável principalmente se tratando de uma pessoa jurídica que nos moldes da 14º Emenda da constituição estadunidense tem os mesmos direitos que uma pessoa física, mas que pelo visto é bem melhor servida que aqueles para quem a constituição foi inicialmente preparada.
Com estes dados chega-se a dolorosa ideia de que a corporação que inicialmente existiam para o bem da sociedade, hoje o que as interessa é apenas o lucro e nada mais.
O consumidor deve ter ciência de que aquele produto que adquire é confiável e que pode ter a certeza de que não fará mal algum a saúde dele e dos outros consumidores. Deve se interessar também pelo histórico da empresa da qual é cliente e também saber se aquele produto que adquire proporciona o bem estar não apenas dele, mas também da população como um todo. Deve cobrar dos seus representantes medidas de combate às atrocidades causadas à vida humana por empresas desonestas e fazer todo o possível para que a situação mude.
Cabem aos governos, regular com firmeza essas empresas e fazer com que cumpram com o que é mais importante o bem estar e a satisfação social através de órgão de defesa do consumidor e institutos de pesquisas dedicados ao caso. Ao movimento consumista cabe lutar pelos direitos do consumidor e fazer com que este seja respeitado e bem servido.
As empresas citadas no inicio do texto e que o documentário "The corporation" tratou são exemplos de tudo aquilo que diz respeito à falta de ética e de negócio que de sustentável não tem nada.
Hoje já é possível ver um cenário mais promissor relacionado às questões ambientais, o consumidor está mais atento às propagandas de Marketing das empresas e em muitos casos procuram averiguar se estão realmente cumprindo com o seu papel social as empresas. Por outro lado temos as empresas pressionadas pelos governos produzem propagandas mais realistas e menos mentirosas criam metas para diminuírem as emissões de poluentes no ar e a ter uma participação social mais ativa na vida da população ajudando no desenvolvimento humano e social das localidades em que se instalam.
Os patrocínios a atletas, Bolsas de Estudos a crianças carentes, manutenção de escolas e creches, doação de livros para espaços públicos, criação de praças e as parcerias Publico privados são bons exemplos a serem citados.
Com esses dados também é possível constatar que a humanidade esta tentando caminhar para o melhor caminho e tentando superar os problemas que ela mesma criou. As corporações realmente a cada dia vão ter uma influência maior na vida das pessoas mas os governos por pressão da população graças às informações disponíveis em todos os lugares vão saber lidar com as situações de abuso e mostrar que sem população não existe corporação.

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