O Documentário The Corporation
expõe do começo ao fim a verdadeira mentalidade das corporações que na
realidade em muitos casos são ajudadas por governos e o pior por governos que
são vistos como exemplos.
Com o decorrer dos tempos as corporações passaram a
ter uma enorme influencia sobre a vida e o modo de pensar das pessoas. A
instituição dominante em nosso tempo é um paradoxo que cria um enorme poder e
causa um enorme e bem escondido dano à vida das pessoas.
A Corporação age como uma águia (voando, atenta, competitiva, pronta para atacar, mas não é
um abutre), sempre pronta para atingir seus objetivos e não se importando com
os meios para atingi-los. As pessoas acreditam nas corporações e se deixam
levar pela mensagem de boa instituição que ela passa permitindo que entrem em
suas mentes e domine seus pensamentos deixando o caminho livre para que as tais
pessoas jurídicas façam o que quiser sem ninguém para atrapalhar suas
jogatinas.
Ao pensarmos nos primórdios da corporação durante a
guerra Civil Estadunidense (dita americana), perceberemos que em sua filosofia
maior estava o bem estar da população, o que com o decorrer dos anos passou a
ser a menor de suas preocupações principalmente quando ficou evidente a
intenção de obtenção do lucro a qualquer custo e a falta de capacidade de
construir uma relação estável nos locais que cediam suas operações.
As corporações chegam a ponto de transformar
aqueles há quem um dia tiveram a intenção de servir em cobaias para testar seus
produtos modificados geneticamente e para diminuir custos contratam pessoas de
países paupérrimos para produzirem seus produtos sem se preocupar com o bem
estar destas pessoas, pagando por produção e vendendo o produto muito acima do
custo de fabricação.
Seu poder e influência são tão grandes que para se
instalarem em alguns países impõem incentivos fiscais que em muitos casos não
merecem, pois os salários que pagam aos empregados no local onde se instalam é
precário e mesmo quando trás benefícios para a localidade em muitos casos como
o da marca Nike, procuram um outro local que esteja mais rentável naquele
momento tornando possível que a população local retorne ao estagio que estava
antes da chegada da empresa na região; A MONSANTO que fazia testes hormonais
para aumentar a capacidade de produção de leite de suas vacas acarretando em
danos consideráveis tanto em seus animais quanto na população, que consumia o
seu leite e que agora passa a ter problemas hormonais e maior exposição a
doenças como Câncer, e que produziu o famoso agente laranja usado pelo Exercito
Estadunidense para desflorestar áreas do Vietnã que como consequência gerou
pessoas defeituosas e os danos ao meio ambiente que evidentemente é consequência
da falta de responsabilidade dessas corporações com a vida humana em geral.
Realmente é algo lamentável principalmente se
tratando de uma pessoa jurídica que nos moldes da 14º Emenda da constituição
estadunidense tem os mesmos direitos que uma pessoa física, mas que pelo visto
é bem melhor servida que aqueles para quem a constituição foi inicialmente
preparada.
Com estes dados chega-se a dolorosa ideia de que a
corporação que inicialmente existiam para o bem da sociedade, hoje o que as
interessa é apenas o lucro e nada mais.
O consumidor deve ter ciência de que aquele produto
que adquire é confiável e que pode ter a certeza de que não fará mal algum a
saúde dele e dos outros consumidores. Deve se interessar também pelo histórico
da empresa da qual é cliente e também saber se aquele produto que adquire
proporciona o bem estar não apenas dele, mas também da população como um todo.
Deve cobrar dos seus representantes medidas de combate às atrocidades causadas
à vida humana por empresas desonestas
e fazer todo o possível para que a situação mude.
Cabem aos governos, regular com firmeza essas
empresas e fazer com que cumpram com o que é mais importante o bem estar e a
satisfação social através de órgão de defesa do consumidor e institutos de
pesquisas dedicados ao caso. Ao movimento consumista cabe lutar pelos direitos
do consumidor e fazer com que este seja respeitado e bem servido.
As empresas citadas no inicio do texto e que o
documentário "The corporation" tratou são exemplos de tudo aquilo que
diz respeito à falta de ética e de negócio que de sustentável não tem nada.
Hoje já é possível ver um cenário mais promissor
relacionado às questões ambientais, o consumidor está mais atento às
propagandas de Marketing das empresas e em muitos casos procuram averiguar se
estão realmente cumprindo com o seu papel social as empresas. Por outro lado
temos as empresas pressionadas pelos governos produzem propagandas mais
realistas e menos mentirosas criam metas para diminuírem as emissões de
poluentes no ar e a ter uma participação social mais ativa na vida da população
ajudando no desenvolvimento humano e social das localidades em que se instalam.
Os patrocínios a atletas, Bolsas de Estudos a
crianças carentes, manutenção de escolas e creches, doação de livros para
espaços públicos, criação de praças e as parcerias Publico privados são bons
exemplos a serem citados.
Com esses dados também é possível constatar que a
humanidade esta tentando caminhar para o melhor caminho e tentando superar os
problemas que ela mesma criou. As corporações realmente a cada dia vão ter uma
influência maior na vida das pessoas mas os governos por pressão da população
graças às informações disponíveis em todos os lugares vão saber lidar com as
situações de abuso e mostrar que sem população não existe corporação.
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