domingo, 16 de outubro de 2011

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARTE II TEXTO OBRA: SIG Kenneth C Laudon

CAPTURA DE CONHECIMENTO: SISTEMAS ESPECIALISTAS

Em áreas limitadas da perícia humana, como análise de ignição de um carro ou a classificação de espécimes biológicos, as regras práticas usadas por peritos do mundo real podem ser entendidas, codificadas e inseridas em uma máquina. Sistemas de informação que resolve problemas capturando conhecimento para um domínio muito específico e limitado da perícia humana são chamados de sistemas especialistas. Estes capturam o conhecimento de funcionários habilitados sob a forma de um conjunto de regras, o qual complementa a memória organizacional ou o aprendizado armazenado da empresa. Um sistema especialista pode auxiliar o processo de decisão fazendo perguntas relevantes e explanando as razões para se adotarem determinadas ações. 

Falta aos sistemas especialistas a abrangência do conhecimento e do entendimento dos princípios fundamentais que um perito humano possui. Eles são bastante estreitos, rasos e frágeis. Executam tarefas muito limitadas, que podem ser realizadas por profissionais em poucos minutos ou horas. Problemas que não podem ser resolvidos por peritos humanos nesse mesmo curto período de tempos são demasiadamente difíceis para um sistema especialista. Todavia, capturando a perícia humana em áreas limitadas, esse sistemas podem oferecer benefícios, ajudando as organizações a tomar decisões de alta qualidade com um número menos de pessoas. 

Como funcionam os sistemas especialistas? 
A inteligência humana precisa ser modelada ou representada de um modo, que o computador possa processar. O modelo de conhecimento humano usado em sistemas especialistas é denominado base de conhecimento. Dois modos de representar perícia e conhecimento humano são regras e estruturas de conhecimento. 

Uma construção de programação estruturada padrão é a construção SE~ENTÃO segundo a qual uma condição é válida. Se a condição for válida, então uma ação será executada. Por exemplo: 

SE RENDA > R$ 45.000,00 (condição) 

ENTÃO IMPRIMA NOME E ENDEREÇO (ação) 

Uma série de regras desse tipo pode ser uma base de conhecimento. Qualquer leitor que já tenha usado programas de computador sabe que praticamente todos os programas tradicionais contêm afirmações SE~ENTÃO. A diferença entre um programa tradicional e um sistema especialista baseado em regras é de grau e de magnitude. Programas de IA podem ter facilmente de 200 a 10 mil regras, muito mais do que programas tradicionais, que podem ter de 50 a 100 afirmações SE~ENTÃO. E mais: em programas de IA, as regras tendem a ser interconectadas e incorporadas em grau muito maior do que os programas tradicionais. Em conseqüência, a complexidade das regras de um sistema especialista baseado em regras é considerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário