segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DESAFIOS DO CEARÁ PARA SEDIAR A COPA 2014

Qual é o grande desafio?
O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014. Serão 64 anos depois da outra vez (1950) e dificilmente teremos nova oportunidade ainda neste século.

A FIFA já decidiu acabar com o rodízio por continentes. Há ainda muito ceticismo em relação à capacidade do Brasil organizar a Copa:

O Brasil tem capacidade mais que suficiente para construir os estádios, os centros de mídia e segurança, assim como organizar a Copa como evento esportivo, mas a infra-estrutura é o maior gargalo.
O grande desafio não é 2014, mas o Brasil de 2015: O legado positivo que a Copa irá deixar, para cada cidade, para o Brasil.
Os grandes dados da Copa  64 jogos em 8 a 12 cidades (32 seleções nacionais)
 Alemanha em 2006: 3.353.335 de espectadores nos estádios (média 52.401 torcedores/jogo);
18 milhões de espectadores nas praças das cidades que sediaram os jogos (Fan-Fest, promoção da FIFA); 25 a 30 bilhões de espectadores pela televisão em 240 países; Investimentos em euros: 4 bilhões na construção e modernização de rodovias; 3,5 bilhões no transporte local; 2 bilhões na infra-estrutura de estádios; Rendeu para a FIFA, 8,5 bilhões de euros.

Copa 2014
A Copa do Mundo é o maior evento midiático do planeta. É uma realização da FIFA, que congrega 208 países. (A ONU, 191) Estima-se que durante a Copa de 2014 mais de 40 bilhões de pessoas assistam às transmissões.
Significado: para cada espectador sentado num estádio correspondem mais de 10.000 assistindo pela TV e por telões.
Copa do Mundo para o País-Sede
A Copa do Mundo deve ser entendida como um excepcional instrumento de marketing internacional para o País-Sede, divulgando seus fatores de atração (belezas naturais e criações humanas), permitindo sua inserção no Mapa Turístico Global e na Economia Mundial.

A Copa 2014 para o Brasil 
A grande oportunidade para promover a renovação urbana das principais áreas metropolitanas do país, melhorando e ampliando a infra-estrutura local, regional e nacional. Além disso, gerar um conjunto de estádios e arenas multiuso nas principais capitais brasileiras. Treinar grandes contingentes humanos para o turismo receptivo e serviços em geral, como resultado da grande visibilidade alcançada através do maior evento midiático do planeta. O melhor resultado da COPA 2014 é o Brasil 2015, o legado positivo desse evento para nosso país

O Planejamento da Copa 
Várias decisões precisam ser tomadas para a Copa 2014: Com relação ao estádio: Eliminar controvérsias sobre o estádio: Reforma do Castelão, envolvendo uma PPP; Novo estádio, em outro local. A partir da escolha das cidades não haverá mais tempo para titubeios. Com relação à infra-estrutura, lato sensu. Decidir sobre as opções do transporte coletivo: se de alta ou de média capacidade. Ter projetos firmes para a disputa por recursos do Governo Federal (PAC da Copa).

As questões mais críticas(exigências da FIFA) 
Acessibilidade; Chegada e saída dos terminais; Aeroportuários; Rodo-ferroviários. Aos pólos de hospitalidade (hotéis, gastronomia e lazer) Aos estádios mobilidade urbana; mobilidade regional; Infra-estrutura aeroportuária; Energia elétrica; Saneamento; Rede hospitalar de alta complexidade; Segurança pública.

Um comentário:

  1. Em relação á copa de 2014, acredito que não trará muitos benefícios ao Brasil. Apesar da grande divulgação do país,da melhoria da estrutura e dos empregos que a copa irá gerar;acho que o Brasil não está totalmente preparado para um evento tão grande. Existem assuntos que são de mais importância e urgência como a saúde e educação por exemplo. O Brasil deveria investir primeiro em questões como essa, depois pensar em sediar os jogos da copa. Porém apesar de pensar assim acho interessante, mesmo não concordando muito coma idéia, torço para que o Brasil der conta de tudo e consiga passar uma boa imagem para os outros países. Gostei muito do conteúdo pois é um assunto que nos interessa muito.

    ResponderExcluir