terça-feira, 15 de setembro de 2015

MINISTRO DE PORTOS VAI ASSINAR TERMO DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO DA POLÔNIA DURANTE MISSÃO OFICIAL


O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assina na próxima semana, durante Missão Oficial liderada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, Termo de Cooperação Bilateral com o governo da Polônia nas áreas da indústria naval, portos e logística. O ato vai ocorrer na próxima quinta-feira (17/9), durante visita da Missão Oficial à capital polonesa de Varsóvia.
De acordo com o documento Brasil-Polônia, o Termo de Cooperação abrangerá planejamento e projeto de engenharia na construção naval, automação de processos de fabricação e controle naval, construção e reparo de navios da indústria petrolífera, transporte fluvial e porta-contêineres, capacitação de recursos humanos, gestão e controle na indústria naval e ainda organização de encontros e conferências de interesse mútuo.
O documento a ser assinado pelos governos brasileiros e polonês prevê ainda que a cooperação ocorrerá por meio de “intercâmbio de experiência e especialização, treinamento e formação, projetos conjuntos e fomento da cooperação entre empresas e organizações dos dois países”.
O ministro Edinho Araújo lembra que recentemente assinou termo de cooperação idêntico com o governo da Alemanha, quando da visita da chanceler Ângela Merkel ao Brasil. “O termo agora a ser assinado com o governo da Polônia tem o objetivo de ampliar a troca de experiências no setor portuário, além do apoio aos estaleiros brasileiros, trazendo capacitação e tecnologia para sua consolidação. Nosso objetivo é buscar conceitos que traga modernização dos portos brasileiros e assim aumentar a capacidade das exportações nos próximos anos”, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Portos.           
Missão Oficial
Edinho Araújo participará da Missão Oficial para a Rússia e Polônia, no período de 12 a 18 deste mês, a convite do vice-presidente Michel Temer. A programação prevê encontros de negócios com empresários e representantes do governo russo, inauguração do Pavilhão Brasileiro da Feira Mundial de Alimentação de Moscou, no dia 14/9. No dia seguinte, dia 15/9, visita de cortesia ao presidente Vladimir Putin e abertura do Fórum Empresarial Brasil-Rússia. Na quarta-feira (16/9) a programação oficial prevê reuniões bilaterais entre ministros brasileiros e russos e abertura do 7º CAN – Comissão de Alto Nível.
Em Varsóvia, no dia 17/9, na agenda oficial consta reunião de trabalho com a primeira-ministra da Polônia, Ewa Kopacz, encontro empresarial Brasil-Polônia e encontro com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, quando serão assinados os termos de cooperação entre os dois países.    

Fonte: Ascom/Secretaria de Portos - SEP/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário