quarta-feira, 20 de maio de 2015

COMO FINANCIAR SUA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SC)


“A Inteligência é a Simplificação para Resiliência
Para entender como o financiamento da cadeia produtiva pode ajudar as empresas a terem maior retorno financeiro da sua produção.
O  financiamento da cadeia produtiva, está diante de um processo de financiamento de negócios que ligam várias partes em uma transação: o comprador, o vendedor e o financiamento – para reduzir os custos do financiamento e o aumento da eficiência do negócio.
O financiamento da cadeia produtiva geralmente envolve o uso de uma plataforma de tecnologia, a fim de automatizar as transações e acompanhar o processo de aprovação da fatura e liquidação, desde o início do processo até sua conclusão.

A crescente popularidade do financiamento da cadeia produtiva foi em grande parte impulsionada pela crescente complexidade da cadeia de abastecimento, especialmente em setores de alta tecnologia, automotivo, industrial, óleo e gás e varejo. 

O financiamento da cadeia produtiva na prática, é o envolvimento produtivo, das pessoas para entender que se trata de factoringreverso.
O financiamento da cadeia produtiva se difere do factoring tradicional para aumentar o capital de giro, de 2 maneiras:
§  O financiamento da cadeia de suprimentos conectado as transações financeiras com o valor que se move através da cadeia de abastecimento.
§  O financiamento da cadeira de suprimentos incentiva a colaboração entre o comprador e o vendedor, em vez da competição, que muitas vezes coloca o comprador contra o vendedor e vice-versa.

Nesse caso, o grande comprador dá início ao programa e permite aos seus fornecedores financiamento baseado em melhores condições de crédito, pelo porte da empresa.
Isso significa que o fornecedor é pago anteriormente, com desconto, enquanto o comprador estende a data de pagamento da fatura. O banco que financia o programa recebe um pagamento sem muito risco, uma vez que o comprador apoia as faturas.
Vantagens aos envolvidos no processo de financiamento da cadeia produtiva
Tanto o comprador quanto o fornecedor podem se beneficiar de um programa de factoringreverso.

As vantagens para o comprador incluem a capacidade de reduzir as exigências de capital de giro, o que leva ao aumento dos fundos disponíveis para outros projetos.
Além disso, o comprador pode estabilizar a sua cadeia de fornecimento, concedendo acesso ao financiamento adicional para os fornecedores estratégicos e reduzindo o risco de não entrega.
As vantagens para os fornecedores são, entre outras coisas, a redução de capital de giro, a possibilidade de recorrer a fontes de financiamento alternativas e facilidades de financiamento.
O mercado de financiamento da cadeia produtiva está se desenvolvendo de 2 maneiras.
Em primeiro lugar, há um aumento de empresas que aderem a esse programa, e bancos que suportam o programa de factoring reverso. Além do aumento do número de empresas que participam dessa modalidade, a evolução técnica pode ser observada.

Atualmente, a maioria das empresas que financiam sua cadeia produtiva, financiam sua produção total, em vez de apenas uma parcela. Como resultado, a cadeia produtiva total é financiada várias vezes. Faça Gestão da Cadeia de Suprimentos.
O caminho disso é a possibilidade de que os fornecedores financiem também os seus fornecedores, quer se trate de estoque, produtos ou matérias primas.
Essa modalidade é mais arriscada para os bancos, quando comparadas com os programas de financiamento da cadeia produtiva tradicionais, pelo fato dos bancos terem que levar toda a cadeia de suprimentos em consideração, em vez de apenas uma grande empresa.
Como resultado, empresas poderiam explorar mercados de capitais, em vez de bancos para financiar a sua cadeia produtiva.
Você já procurou saber como se beneficiar?
Como gestor financeiro ou administrador você já procurou saber se as empresas que fazem negócios com você disponibilizam esse tipo de financiamento?
É importante que você estreite o relacionamento com seus compradores para saber se a empresa oferece algum tipo de benefício parecido que pode ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa.

FONTE: IntooBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário