
Nesse curso vai ser mostrado, dentre outros assuntos, a Estratégia Corporativa e uma  ferramenta de gerenciamento estratégico; o Business Model Canvas, que permite desenvolver, analisar e esboçar novos “modelos de negócio”
 ou já existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
 ou já existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
Por muitos anos o termo “modelo de negócios” foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam.
E foi exatamente pensando nisso que o consultor suíço Alexander Osterwalder começou a desenvolver sua tese de doutorado.
Modelo Canvas de Negócios: nova ferramenta para planejamento estratégico. Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, é de fundamental importância planejar as atividades e áreas que devem ser priorizadas nas estratégias da empresa, evitando assim desperdício de energia com atividades que não conduzem ao resultado planejado.
Alexander percebeu que definir o termo não seria suficiente. Era necessário criar algo que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação (criação colaborativa). Utilizando-se, assim, de conceitos de design thinking, Alexander começou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (conhecida como canvas) separada em nove blocos.
Em 2009, com a publicação do livro Business Model Generation, este manual prático para elaboração de planejamento estratégico de forma simples e objetiva, popularizou-se.
Trata-se de um mapa visual pré-formatado, que divide o negócio em nove blocos, onde cada um corresponde a um ponto chave.
Dentro de cada bloco são feitos questionamentos que permitem a elaboração de uma visão global do negócio, com metas e prazos definidos para cada ponto chave.
Esta tela foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores
e empresas passaram a pensar em novos negócios ou novos produtos.
Seu próprio livro se intitulou “Business Model Generation” (Geração de Modelo de Negócios). E, de fato, ele criou toda uma nova geração de empreendedores!
À primeira vista o modelo de negócios parece um simples diagrama. A facilidade de análise que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que visualizamos exemplos e passamos a utilizá-lo em nosso dia a dia.
É imprescindível dizer que o canvas foi desenvolvido em conjunto com mais de 200 consultores de todo o mundo. Sim, o processo de criação do canvas em si foi colaborativo!
Alexander Osterwalder aproveitou a tendência de co-criação das redes sociais, criou engajamento ao redor de uma nova teoria de administração e chamou outros respeitados consultores e empresários do mercado para se sentirem donos e ajudarem a espalhar o canvas.
Um modelo de negócios permite que todo o negócio seja visualizado em uma única página (ou slide). Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento página após página para compreender as diferentes estratégias definidas.
Outro excelente aspecto é que o modelo de negócios permite que você visualize o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas. Documentos textuais não permitem esse tipo de análise.
Como pode ser visualizado na figura anterior, cada ponto chave compõe uma peça de quebra cabeça do planejamento estratégico. Para melhor entendimento do modelo, são apresentadas a seguir, algumas das questões que compõem o roteiro de coleta de informações, feitas em cada ponto chave:
1 – Segmento de clientes
Para quem estamos criando valor?
Quem são nossos clientes mais importantes?
2 – Proposta de valor
O que estamos oferecendo para os nossos clientes?
Quais problemas dos nossos clientes estamos ajudando a resolver?
3 – Canais
Quais canais de comunicação, distribuição, logística e venda usaremos para entregar nossa proposta de valor aos clientes?
4 – Relacionamento  com clientes
Que tipo de relacionamento queremos estabelecer com os clientes?
Como este relacionamento está integrado ao modelo de negócio?
5 – Fontes de receita
Quanto os nossos clientes querem pagar pela nossa proposta de valor?
Como os nossos clientes preferem pagar?
6 – Recursos-chave
Quais recursos são necessários para fazer o modelo negócio funcionar?
7 – Atividades-chave
Quais são as atividades mais importantes para fazer o modelo de negócio funcionar?
8 – Parcerias
Quais as parcerias necessárias para criar e entregar a nossa proposta de valor?
9 – Custos
Quais são os custos mais importantes relacionados a operação do modelo de negócio?
Uma curiosidade refere-se à estruturação do Modelo CANVAS. O modelo foi elaborado de forma a respeitar uma divisão natural do cérebro humano.
É aceito mundialmente na psicologia que o lado direito do cérebro é voltado para as emoções, enquanto o lado esquerdo é voltado para a razão.
Desta forma, os pontos chave do mapa são distribuídos de forma a manter atividades de cunho emocional do lado direito do mapa, enquanto pontos chave que exigem decisões racionais estão do lado esquerdo.
Em seu preenchimento, o mapa deve ser iniciado pelos pontos chave do lado direito (emoção), e finalizado pelo lado esquerdo (razão).

Nenhum comentário:
Postar um comentário