terça-feira, 30 de abril de 2013

E-mail Marketing: ferramenta para manutenção do bom e efetivo relacionamento com clientes


Com o mercado cada vez mais competitivo, soluções que contribuem para uma comunicação assertiva podem ser diferenciais. Oportunidades para quem quer investir em uma comunicação eficaz para conquistar clientes via e-mail são enormes, porém o cenário do e-mail marketing e a importância estratégica que lhe é atribuída não permitem margem para trabalhos amadores.
Por conta disso, a terceirização do trabalho de criação e de envio de e-mails segue como o ponto de convergência entre os que tiveram sucesso na ampliação de suas vendas e resultados, e aqueles que ainda buscam.
Empresas que não adotam serviços especializados estão um passo atrás de seus concorrentes, enfrentando problemas com a entrega de suas mensagens ou, quando estas chegam aos seus respectivos destinatários, nem sempre são visualizadas. Isso acontece quando não existe uma ferramenta eficaz e robusta que forneça dados importantes como a porcentagem de visualização, cliques e bounces (erros). Além disso, a base de contatos (mailing) precisa ser segmentada, para evitar que uma mensagem seja enviada para quem não deseja recebê-la (opt out). Segundo estudos, 42% da população brasileira possui acesso à internet e 91% dos internautas estão cadastrados para receber e-mail marketing.
O e-mail marketing deixou de ser uma ferramenta de comunicação em massa, ao contrário, atualmente, quanto mais personalizada e mais direcionada forem às mensagens – baseadas nos interesses e no perfil dos usuários – maiores serão as chances de convertê-los em clientes efetivos. O e-mail marketing possibilita ir muito além da divulgação de ofertas e promoções; ele promove a comunicação e interação com os clientes apresentando conteúdos relevantes e estreitando o relacionamento.
As perspectivas tendem a serem as melhores possíveis, mas será necessário investir em uma base eficaz de contatos enviando o discurso correto numa linguagem adequada, oferecendo o que o cliente deseja e agregando valor ao que é oferecido. Segundo o site Ecommerce News: “O Brasil o 5º país mais conectado do mundo, somamos 79,9 milhões de usuários e as empresas já perceberam a atenção que devem dar a este potencial público-alvo. Assim, além de direcionada, uma campanha de email marketing deve ser criativa, agradável e chamar a atenção para destacar-se entre as demais”.
Ferramenta eficaz e adequada, base segmentada de contatos e foco nos relacionamentos serão as chaves para o sucesso.
Luciana Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário