quinta-feira, 5 de julho de 2012

O que é Branding de um Candidato?


marketing politico 
'BRAND' é uma coleção de imagens e ideias que representam um produtor econômico; para ser mais específico, refere aos atributos descritivos verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma pessoa pública ou empresa, produto ou serviço. Branding pode ser definido como o ato de administrar a imagem/marca (BRAND) de uma pessoa ou empresa.
Ele também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao público. A construção de uma marca forte para uma candidatura,  política, seja proporcional ou majoritária, é consequência de um relacionamento satisfatório com o público-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a ter credibilidade. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca e ou uma imagem.
Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca para o público, mas também por ações, definidas, transmitindo, para todos os eleitores, a imagem pretendida.
Durante uma campanha, o candidato tem fazer com que o eleitor o reconheça, associando-o valores tão distintos, como honestidade e integridade. Esse é o grande desafio do profissional envolvido na criação daquela imagem, que vai ser a alma de toda uma campanha.
Reforçar essa imagem junto ao público não é uma tarefa fácil, pois requer uma verdadeira concentração de esforços.
O Branding tem justamente o propósito de fazer com que as pessoas façam uma associação positiva de um determinado candidato, persuadindo sua escolha e reforçando o valor e a satisfação que esse eleitor terá ao votar nele. Essa visão define os conceitos e a personalidade da marca ou de uma imagem, adicionada a valores e fideliza o eleitor, que se identifica e interage com o candidato.
Branding significa “trabalhar a personalidade e fixação de uma marca ou imagem”.
Segundo uma pesquisa realizada pela Yankelovich & Partners, se você tem uma imagem forte, os eleitores:
• preferem votar em você 

• recomendam você a outras pessoas 
• se predispõem a aceitar você como um forte candidato

• acreditam em você em tempos de crise 
• estão inclinados a investir em você durante uma campanha

Por meio dessa estratégia, é possível saber qual é a visão do eleitor perante uma  imagem  e saber como iremos atuar para superar suas expectativas.


PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário