sábado, 10 de dezembro de 2011

‘FT’: PIB do Brasil é sinal da vulnerabilidade dos emergentes

A notícia de que “a maior economia da América Latina foi atingida pela crise da zona do euro”, ou seja, de que o PIB (produto interno bruto) do Brasil ficou estagnado no terceiro trimestre, ficou o dia todo na primeira página do site do “Financial Times”.
O “FT” acredita que a estagnação no Brasil seja um sinal da vulnerabilidade dos mercados emergentes à crise dos países ricos, uma vez que China e Índia também tiveram desaceleração.
“A crise na zona do euro está afetando a confiança enquanto a desaceleração na Europa e nos Estados Unidos está minando a demanda tanto por produtos manufaturados vindos de países emergentes como por minerais produzidos por países ricos em recursos naturais, como o Brasil”, diz o “FT”.
Além da crise, o jornal cita mais duas razões para o desaquecimento da economia brasileira: juros altos no primeiro semestre do ano e real valorizado até o terceiro trimestre (o que “derrubou a competitividade contra importados”).
“Se a recessão na Europa for mais profunda do que pensamos, pode haver risco de recessão técnica no Brasil, mas nada comparável com o que está acontecendo no mundo desenvolvido”, afirmou ao “FT” o brasileiro Marcelo Salomon, economista do Barclays em Nova York.
Financial Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário