terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EUA apoiam a Apple na Portaria patente que bate Google

The Sensation XL from HTC, on display at a store in Taipei, Taiwan.
 A agência federal determinou na segunda-feira que um conjunto de características importantes comumente encontrados em smartphones são protegidas por um da Apple de patente, uma decisão que pode forçar mudanças em como Google Android função telefones.
A decisão, pela United States International Trade Commission, é um dos mais significativos até agora em uma gama crescente de batalhas de patentes observado de perto sendo travada em todo o mundo por quase todos os jogadores principais na indústria de móveis. Essas lutas refletir a competição acirrada entre as empresas, especialmente como telefones Android ganhar quota de mercado.
No centro das disputas são o tipo de pequenos recursos, mas conveniente que faria com que muitas pessoas a reclamar se eles não estavam em seus smartphones. Por exemplo, o caso envolve decidiu segunda-feira a tecnologia que permite que você toque no seu dedo uma vez na tela de toque para ligar para um número de telefone que está escrito dentro de um e-mail ou mensagem de texto. Envolve também a tecnologia que permite que você programe um compromisso do calendário, mais uma vez com um simples toque do dedo, para uma data mencionado em um e-mail.
HTC, o réu no caso e um de Taiwan fabricante de celulares usando o sistema Android, disse em um comunicado após a decisão que iria adaptar suas características para cumprir a decisão do tribunal. A empresa chamou de "pequenas" partes da experiência do usuário.
 A decisão foi apenas uma vitória parcial para a Apple porque a comissão anulou uma decisão anterior em favor da Apple, no caso, envolvendo uma patente diferente, mais técnicos relacionados a software como é organizada internamente em dispositivos móveis.Teria sido difícil para HTC para adaptar os seus dispositivos, para evitar infringir a patente, disseram especialistas legais.
A decisão pode afetar telefones muito mais do que os feitos pela HTC, porque a meta subjacente da ação é o Google, criador do sistema Android, que agora mais poderes do que metade de todos os smartphones vendidos no mundo. A Apple está processando vários outros fabricantes de dispositivos Android, como Microsoft, e empresas que fazem produtos Android estão retornando a favor na maioria dos casos através countersuits.
"É uma vitória importante para a Apple, mas é apenas uma das muitas batalhas", disse Alexander Poltorak, executivo-chefe da Geral Patent Corporation, uma empresa de estratégia de propriedade intelectual, acrescentando que a decisão irá pressionar outros fabricantes de celulares Android para licenciar a tecnologia da maçã ou fazer alterações para evitar problemas de violação de patente.
A decisão pela comissão de seis membros, que pode tomar medidas contra práticas desleais de comércio por empresas cujos produtos são importados para os Estados Unidos, irá impedir a venda de telefones HTC nos Estados Unidos que infringem a patente a partir de abril 19.
Para entrar em vigor, representante do presidente Barack Obama deve assinar o comércio ordem. Ele pode decidir anular conclusão da Comissão, embora tais ações são raros. Ele também pode ser apelada.
A Apple também processou a HTC em um tribunal federal acusando-o de violação de patente, enquanto HTC apresentou ternos de sua própria contra a Apple com a comissão de comércio e em tribunal federal.
As batalhas de patentes refletem a intensa competição no mercado de smartphones. No terceiro trimestre de 2011, os telefones rodando o sistema Android representaram 52,5 por cento dos aparelhos vendidos em todo o mundo, acima dos 25,3 por cento no período de 2010. Participação da Apple nesse mercado caiu para 15 por cento, de 16,6 por cento, no mesmo período.
Executivo-chefe da Apple tarde, Steven P. Jobs, foi sincero em dizer que o Google tinha indevidamente copiado muitas das iPhone inovações 's, contando seu biógrafo que ele ia "destruir Android, porque é um produto roubado."
Após a decisão na segunda-feira, Kristin Huguet, porta-voz da Apple, disse: "Achamos que a competição é saudável, mas os concorrentes devem criar sua própria tecnologia original, não roubar a nossa."
Lei graça, conselheiro geral da HTC, disse em comunicado que a empresa estava feliz a comissão decidiu contra a Apple sobre outras patentes envolvidas no caso. "Estamos muito satisfeitos com a determinação e nós respeitamos isso", disse Ms. Lei.
Um porta-voz do Google não respondeu a um pedido de comentário.
A crescente complexidade dos dispositivos móveis tem se expandido muito a gama de patentes que podem ser usados ​​como armas no negócio, e suas vendas robustas fizeram-lhes um alvo lucrativo.
Florian Mueller, analista de propriedade intelectual na Alemanha e autor de um blog popular sobre patentes estima que o número de processos de patentes relacionadas com o negócio de telefonia móvel em todo o mundo se aproxima de 100.
Além de projetos de antenas e outras patentes tradicionais, que são mantidos por empresas de telefonia celular, relativamente recém-chegados ao negócio, como Apple e Microsoft, estão usando as patentes que originou a partir de produtos de informática. A Apple solicitou uma das patentes em questão no caso HTC - para a detecção de números de telefone e outras formas de dados - em 1996, 11 anos antes que o iPhone foi lançado.
"Convergência jogou-los todos juntos e abriram oportunidades para novos produtos", disse James E. Bessen, economista e professor na Faculdade de Direito de Boston.
A Corporação HTC vendeu mais de 12 milhões de celulares no terceiro trimestre, segundo o Gartner. Isso fez com que a empresa vendedora do mundo sétimo maior de celulares, à frente da Motorola e logo atrás Research in Motion, fabricante do BlackBerry. Seus telefones Android incluem o Droid Incredible e HTC Titan, vendido pela Verizon Wireless e AT & T, respectivamente.
HTC disse que vai cumprir a decisão da comissão através da remoção de um recurso que atualmente oferece aos usuários uma lista de opções sempre que receber, digamos, um número de telefone em uma mensagem em seus smartphones. Os usuários não terão mais de um menu dando-lhes a opção de salvar o número de telefone em suas listas de contatos, discar o número ou enviar uma mensagem de texto para ele. Em vez disso, HTC disse que iria dar-lhes apenas a opção de discar o número.
Estados Unidos Customs and Border Protection irá determinar se as mudanças da HTC são suficientes para cumprir a decisão.
A Apple é pensado para ter processado HTC, juntamente com a Samsung, outro fabricante de telefones Android e comprimidos, ao invés de o próprio Google, porque as empresas de lucro diretamente da venda de produtos Android. Advogados de patentes dizem que um ataque frontal à Google seria um desafio mais difícil legal porque a empresa dá afastado seu sistema operacional Android para os fabricantes de hardware, fazendo o dinheiro em vez através da publicidade de serviços de Internet em telefones Android.
A Oracle processou a Google diretamente, acusando-o de violação de patente através da Android. A British Telecom provedor BT na segunda-feira disse que também processou o Google, em parte por alegada violação de patentes no Android.
Processos de patentes entre as empresas de tecnologia geralmente acabam sendo resolvidos ou evitados inteiramente através de acordos de licenciamento cruzado, com a parte mais fraca, muitas vezes concordando em pagar um royalty de licenciamento em cada produto vendido com a tecnologia em questão. Microsoft, por exemplo, assinou acordos de licenciamento com a HTC, Samsung e outras empresas em que a Microsoft recebe uma realeza não divulgado da venda de seus dispositivos Android.
A Apple parece menos motivados por recebendo royalties das empresas que está processando, embora alguns especialistas acreditam que a patente pode ser postura da sua parte. Críticas de Jobs assumiu maior urgência como Android começou a ganhar uma fatia maior do mercado de smartphones durante os últimos dois anos.
Mas quando ele expressou essas críticas a seu biógrafo, Walter Isaacson, ele disse que disse Eric E. Schmidt, agora presidente executivo da Google e um ex-membro do conselho da Apple, que ele não queria o dinheiro de Google.
"Se você me oferecer $ 5 bilhões, não vai querer isso", disse Jobs Sr. Schmidt, de acordo com o livro, "Steve Jobs." "Eu tenho muito dinheiro. Eu quero que você pare de usar nossas idéias em Android, isso é tudo. "
Sr. Mueller, o analista de patentes, diz acreditar que a Apple é improvável que resolver com seus rivais Android porque tem mais do que qualquer empresa a perder com a ascensão do Android. "A retórica da Apple desde o início foi sobre o roubo de propriedade intelectual", disse Mueller, que fez um trabalho de pesquisa para a Microsoft, um concorrente do Google. "Isso é muito mais combativo."
Google tem amped a sua própria retórica também. No início de agosto, David Drummond, presidente da empresa e vice-diretor jurídico, denunciou "uma campanha hostil, organizada contra Android pela Microsoft, Oracle, Apple e outras empresas, travada por meio de patentes falso."
Menos de duas semanas depois, porém, o Google anunciou um plano para adquirir a fabricante de celulares Motorola Mobility Holdings por US $ 12,5 bilhões, um movimento que foi visto em parte como um esforço para reforçar a carteira de patentes do Google fraca no negócio móvel. Que lidam ainda está pendente.
Enquanto o assunto do Android foi claramente uma questão emocional para Jobs, não há evidências ainda de que a sua morte em outubro alterou a disposição da Apple para chegar a um compromisso com os fabricantes de produtos Android.
New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário