sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEXTO OBRA: SIG Kenneth C Laudon

Organizações estão utilizando tecnologia de inteligência artificial (IA) para capturar conhecimentos individual e coletivo, codificar e ampliar sua base de conhecimento.
O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)?
É o esforço para desenvolver sistemas (hardware e software) que se comportem como seres humanos. Esses sistemas seriam capazes de aprender linguagens naturais, realizar tarefas físicas coordenadas (robótica),  utilizar um instrumento que informe seu comportamento físico e linguagem (sistemas de percepção visual e oral) e imitar a perícia e o processo de decisão humanos. Eles também exibiriam lógica, raciocínio, intuição e qualidades de puro bom senso, que associamos aos seres humanos (sistemas especialistas).
A família da inteligência artificial inclui muitas iniciativas: linguagem natural, robótica, sistemas de percepção e máquinas inteligentes.
Sistemas de IA sucessos são baseados em perícia, modelos selecionados de raciocínio e conhecimento humanos, mas não exibem a inteligência dos seres humanos. Os que existem não apresentam novas e inusitadas soluções para os problemas. Ampliam os poderes de especialistas, mas de maneira nenhuma os substituem ou capturam muito de sua inteligência. Em resumo, falta aos sistemas existentes o senso comum ou genialidade dos seres humanos, naturalmente inteligentes.
PARA QUE E POR QUE AS EMPRESAS ESTÃO INTERESSADAS NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
Embora as aplicações de IA sejam muito mais limitadas do que a inteligência humana, elas despertam grande interesse para as empresas pelas seguintes razões:
·        Para armazenar informações de maneira ativa sob a forma de memória organizacional, criar uma base de conhecimento organizacional que muitos funcionários possam examinar e preservar  a experiência técnica que pode se perder quando peritos de conhecimento deixam a empresa.
·        Para criar um mecanismo que não esteja sujeito a características humanas, como fadiga e preocupação. Isso é especialmente útil quando as tarefas são ambiental, física ou mentalmente perigosas aos seres humanos. Esses sistemas também podem  ser conselheiros úteis em tempos de crise.
·        Para eliminar tarefas rotineiras e enfadonhas executadas por pessoas.
·        Para aprimorar a base de conhecimento da organização, gerando soluções para os problemas específicos que são muito maciços e complexos para análise humana em um curto tempo.





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